Em fevereiro desse ano a Nike surpreendeu muitos clientes ao instalar nas lojas físicas um manequim de tamanho plus size. Não só o manequim correspondia nitidamente a um tamanho 50/52 como também estava vestido com roupas esportivas coladas e top com a barriga de fora.
Talvez para quem vive dentro da “bolha fitness tradicional” esse tipo de coisa não faça o menor sentido. Então se questionam porque existem pessoas gordas querendo comprar roupa para exercício. Justamente por isso, esse tipo de ação é tão importante. Aliás, ver especificamente uma marca dedicada à prática esportiva implementar um manequim para corpos gordos é retirar uma camada da capa de invisibilidade que colocam na existência das pessoas que vestem tamanhos maiores.
GORDO NÃO É DOENÇA
Midiaticamente estamos acostumados a ver pessoas maiores sendo retratadas como preguiçosas, comilonas, sedentárias. Porém todos esperam que o gordo faça dieta e exercícios para deixar de ser gordo.
Então a roupa esportiva deve ser apenas provisória? É isso? Parece loucura investir em uma roupa da Nike para um tamanho que pretende mudar? Então só devemos nos sentir bonitos, bem vestidos e adequados quando “alcançamos” um corpo magro”? Pois eu não acredito nisso, e pelo visto, nem a Nike. Bom, não sei se a Nike especificamente acredita, mas os consumidores da marca com certeza não.
Fato: nenhuma marca disponibiliza produtos para os quais não tem consumidores, nenhuma empresa gosta de perder dinheiro com produtos encalhados. Se a Nike está vendendo hoje é porque muita gente estava pedindo. Além da possibilidade da pessoa estar querendo se exercitar para emagrecer e gostar de vestir o melhor equipamento para isso, também existem muitas pessoas que vestem tamanhos maiores que se exercitam por prazer e manutenção de saúde! O corpo gordo nem sempre é um corpo provisório e isso não deveria ser um problema.
AUTOESTIMA É TUDO!
Isso tudo para dizer que por mais que a inserção de tamanhos maiores em lojas de departamento pode parecer um movimento social ele é puramente mercadológico. Não podemos entregar nossas esperanças de autoestima nas mãos do mercado. Se hoje as pessoas que vestem plus size tem mais opções é porque hoje elas se permitem exigir opções para consumo.
Trabalhei muitos anos com o varejo de moda plus size e quando perguntava para um fornecedor o motivo pelo qual ele não fazia peça x ou y a resposta era sempre a mesma: porque não vende. Então se hoje temos mais pluralidade é porque a pessoa gorda tem se permitido ousar, ainda bem!
Resumindo: existe um movimento social de auto-aceitação e normalização do corpo gordo e ele RESULTA na democratização de produtos, não o contrário.
PALMAS PARA AS MARCAS!!!
Espero que não entendam isso como uma crítica às lojas que se abriram para o mercado Plus Size, pelo contrário, essa é uma celebração. Até porque sabemos que o mundo coorporativo tende a se prender a velhos costumes e tenho certeza que funcionários muito ousados implementaram essas mudanças na linha de produção.
Mas preciso insistir que o poder É NOSSO.
Então pense muito bem na hora de consumir, o seu dinheiro fortalece o mercado, a marca e o produto. É muito legal consumir em lojas grandes, mas também pode ser um exercício interessante buscar pequenos produtores para fomentar o desenvolvimento do que há de mais novo e experimental.
Por isso hoje trago para vocês opções dos dois tipos:
5 grandes marcas que se abriram para o Plus Size e 5 pequenas marcas que estão arrasando no mercado Plus Size alternativo.
Grandes Marcas que Ampliaram sua Grade
A Forever 21 tem poucas lojascom plus no Brasil, mas as peças são básicas e descoladas.
Ashua Curve Size
A Ashua Curve Size é um braço das lojas Renner e possuem lojas físicas e online exclusivas para tamanhos maiores
Kiabi
A Kiabi é outra marca internacional que aposta nos modelos Plus Size até o tamanho 56.
Levi’s
A Levi´s também anda aumentando sua grade, com modelos de curvatura diferentes para os tipos de bumbum!
Bonprixbr
Essa marca originalmente Alemã tem muitos modelos e um precinho camarada demais!
Pequenas marcas que sempre apostaram no Plus Size:
Alt
A Alt é chiquérrima e trabalha nos moldes Slow Fashion: poucas peças, durabilidade como objetivo, produção local e preço justo.
Chicabolacha
As peças diferentonas e divertidas da Chica Bolacha a cada dia ficam mais sofisticadas e interessantes, tenho um grande prazer de acompanhar a evolução dessa marca tocada por Mãe e Filha.
Clamarrocaplus
Qualidade e diversidade é o forte da Clamarroca. Começou vendendo exclusivamente jeans e T-Shirts e hoje tem um mix de produtos amplo e interessante.
Boldplussize
O que começou como um pequeno empreendimento da Multimarcas Flaminga, hoje é uma marca por si só. A Bold traz o básico com uma pitada de ousadia.
Gostou das indicações? Me conta como é sua experiência comprando roupas Plus Size?
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