ROUPAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELO CORPO E PELO PLANETA

Roupa profissional sustentável na área de saúde: em direção a cuidados da saúde do corpo, da pele e do nosso planeta.

Empresas de consultoria líderes como a McKinsey & Co.,  afirmam que as empresas voltadas para o futuro  já não dependem apenas do crescimento dos lucros  para definir os seus objetivos empresariais. Acrescentam a sustentabilidade como uma prioridade.

Em 2021, pesquisas de mercado demonstraram o impacto ambiental do vestuário de trabalho na área da saúde.

A roupa  de trabalho profissional é importante parte da indústria da  moda que contribui com quantidades substanciais de roupas usadas não biodegradáveis, como as de origem de combustíveis fósseis (fios de poliéster são os mais impactantes)  para aterros sanitários em todo o mundo.

Hoje, as opções sustentáveis estão começando a assumir o controle e a oferecer alternativas viáveis.

O impacto ambiental do vestuário de trabalho tradicional na área da saúde

O volume de áreas destinadas a aterros sanitários é enorme. Mas o impacto ambiental não termina aí. Ter de produzir grandes quantidades de roupas usadas requer grandes quantidades de matérias-primas que, de outra forma, poderiam ser utilizadas noutras aplicações.

A própria produção tem impacto no meio ambiente e aumenta a pegada de carbono. Se tudo isso parece um pouco deprimente, dê uma olhada na alternativa: roupas sustentáveis ​​estão deixando sua marca nas profissões de saúde. Eles são feitos de materiais ecológicos, renováveis e biodegradáveis. Assim sendo, o segmento de saúde poupam recursos financeiros e apoiam a preservação do ambiente.

Os tecidos tecnológicos sustentáveis ​​estão revolucionando as roupas profissionais de saúde

Alguns dos materiais usados ​​em uniformes e jalecos ecológicos incluem algodão, bambu, Tencel e poliéster reciclado. Embora o algodão seja talvez o mais amplamente utilizado desses materiais, ele apresenta problemas.

A produção de algodão requer milhares de litros de água para fazer apenas uma camiseta. Além disso, o algodão tradicional também é pulverizado com pesticidas. A opção pelo algodão orgânico tira os pesticidas da equação, mas o bambu costuma ser uma alternativa melhor.

O bambu cresce mais rápido que o algodão e as roupas feitas com ele são mais duráveis ​​e resistentes. No entanto, este material também tem desvantagens. Transformar o bambu cru em um material que pode ser transformado em roupas, requer vários produtos químicos tóxicos. Se entrarem no meio ambiente, podem danificar a vida selvagem local.

O poliéster, mesmo o reciclado, emite microplásticos na lavagem de roupas. Microplásticos são pequenos pedaços de plástico com medida inferior a 05 mm. A degradação de componentes plásticos contaminam os oceanos.

O Tencel, uma marca registrada da Lenzing, tem muitas vantagens, quando comparado às opções anteriores. É um tecido artificial, pois sendo originário de árvores plantadas, passa por um processo para transformar madeira em celulose solúvel, Depois, desta pasta, transforma-se em fibras e então em fios tecnológicos.

Tecnologias Inovadoras na Fabricação Sustentável de Vestuário de Trabalho

Desenvolvimentos recentes na tecnologia do vestuário contêm algumas das respostas.

Fibras artificiais ou seminaturais, como Tencel, também conhecido como Lyocell e Ecovero, são uma excelente opção para roupas. Tencel e Ecoveo são efetivamente uma forma de polpa de madeira regenerada que não requer produtos químicos tóxicos quando é produzida e ainda fornece roupas confortáveis, sustentáveis ​​e duradouras  para os profissionais de saúde.

Contudo, o poliéster reciclado é outra opção. Imagine uma garrafa de plástico esmagada em pequenas lascas de plástico e depois transformada em uma fibra que eventualmente se transforma em novos tecidos. A produção de roupas a partir de poliéster reciclado mantém temporariamente o plástico descartável fora dos aterros.

O futuro do vestuário de trabalho sustentável: abraçando a mudança na saúde

Os cientistas observaram que o uso de água na produção de algodão é a sua principal desvantagem, além de não serem tão duráveis após inúmeras lavagens. Além de amarrotarem e precisarem utilizar energia para passar roupas.

Alternativas como o poliéster reciclado, o bambu e materiais inovadores como o Tencel começam a ganhar mais espaço no setor de saúde, ​​com a vantagem de necessitarem de menos água para criar peças de vestuário.

Transição para materiais mais verdes

Como podem os hospitais e prestadores de cuidados de saúde fazerem a transição para alternativas mais ecológicas? Uma das maneiras mais simples é formar parceria com um fornecedor confiável de roupas de trabalho sustentáveis.

A sustentabilidade vai além do meio ambiente. Os fornecedores que oferecem tecidos e roupas sustentáveis ​​e de origem ética e transparente, como a certificação das florestas plantadas, também prestam atenção às condições de trabalho e ao tratamento geral dos trabalhadores nas suas empresas fornecedoras.

Ao escolher vestuário de trabalho sustentável para profissionais de saúde, reduzem o impacto ambiental da sua organização, diminuem os seus próprios custos operacionais e apoiam a produção ética. Em suma, a mudança para vestuário de trabalho sustentável produz agora uma situação vantajosa para todos os envolvidos.

Steven John Cumper, B.App.Sc. (Osteo.), M.Ost., é um empresário com sólida formação em ciências biomédicas e medicina osteopática. Ele fundou a Medshop & ScrubsIQ enquanto na Universidade RMIT na Austrália, expandindo seus mercados em Papua Nova Guiné, Cingapura e Malásia. Em setembro de 2021, o Grupo Bunzl adquiriu uma participação majoritária na Medshop, mas Cumper continua como Diretor Geral (Grupo Medshop). A sua viagem do Zimbabué ao Reino Unido e à Austrália reflete a sua dedicação ao empreendedorismo, combinando diversos conhecimentos e experiências.

workweartencel

O tecido Tencel  e seus benefícios para nosso o corpo e a pele, além de preservar o nosso planeta.

Assim, esse processo de transformação da madeira de florestas plantadas num circuito fechado não degrada o ambiente. Pois ele é reciclado indefinidamente dentro do próprio processo industrial.

Portanto, por não ser um subproduto de combustível fóssil, não emite carbono na atmosfera. Além disso, nas lavagens de roupas não gera microplásticos nocivos ao meio-ambiente. (já que as profissionais devem ser lavadas após seu uso para evitar contaminação de bactérias no reuso).

Este moderno tecido tecnológico e sustentável é perfeito para profissionais da área de saúde. Sendo de longa duração, limpo, higiênico e super confortável. Além de econômico, pois pela sua durabilidade é superior em custo benefício aos convencionais.

Higiênico

Confie em roupas higienicamente limpas para ajudar a prevenir a transmissão de infecções em seu local de trabalho.

Conforto leve

Trabalhe confortavelmente com roupas macias e respiráveis ​​que protegem você durante longos turnos.

Durável

Lave seus uniformes de saúde de maneira profissional, sem bolinhas ou vincos, em até 120 ciclos de lavanderia industrial.

LENZING™ for Workwear combina fibras confortáveis ​​e duráveis ​​para oferecer conforto natural em uma ampla variedade de ambientes de trabalho.

Para diferentes ocupações

As fibras LENZING™ Lyocell e Modal contribuem para tecidos de vestuário que oferecem conforto natural em uma ampla variedade de ambientes de trabalho.

Sua origem botânica, processos de produção ambientalmente responsáveis ​​e biodegradabilidade refletem o compromisso da Lenzing com a sustentabilidade, enquanto as propriedades físicas únicas de cada fibra atendem às diversas necessidades de diferentes ocupações.

As fibras TENCEL™ Lyocell são versáteis e podem ser combinadas com ampla gama de fibras têxteis, como algodão, poliéster, acrílico, lã e seda, para melhorar os tecidos no que diz respeito à sua estética, desempenho e funcionalidade.

Pioneiras no uso de fontes renováveis de madeira e uma proporção substancial de sobras de algodão recicladas em um processo de circuito fechado, as fibras celulósicas TENCEL™ definem um novo padrão de sustentabilidade e conforto natural para o usuário.

LENZING™ Modal Preto/Cor – Esta tecnologia ecologicamente responsável oferece solidez de cor duradoura e flexibilidade de design em têxteis. As fibras produzidas sob a tecnologia Eco Color foram certificadas com o EU Ecolabel, um rótulo de excelência ambiental atribuído a produtos que cumprem elevados padrões ambientais ao longo do seu ciclo de vida.

As fibras modais LENZING™ são produzidas pela tecnologia Eco Soft, oferecendo suavidade requintada aos têxteis. A tecnologia utiliza branqueamento elementar sem cloro em um processo integrado de polpa a fibra que apresenta altas taxas de recuperação de ingredientes do processo e causa emissões atmosféricas muito baixas. Utiliza predominantemente energia renovável excedentária da fábrica de pasta de papel, tornando esta fibra uma escolha ambientalmente responsável, conforme comprovado pelo Rótulo Ecológico da UE.

LENZING™ Liocel

São conhecidas por seu conforto natural e processo de produção ambientalmente responsável. Eles oferecem qualidade, desempenho e versatilidade. Propriedades físicas únicas levam ao seu perfil de alta tenacidade, gerenciamento de umidade e suavidade na pele.

Modal LENZING™

Brilhantes em cor e brilho, as fibras modais LENZING™ são conhecidas por serem extremamente macias e agradáveis na pele. As fibras modais LENZING™ apresentam alta flexibilidade, resultando em uma qualidade naturalmente macia para o tecido. A mistura de fibras modais LENZING™ com outras fibras melhora significativamente a propriedade de maciez dos tecidos, aumentando o conforto geral.

Durante 150 anos, o denim tem sido uma parte crescente da paisagem cultural em todo o mundo. Sua versatilidade permite que seja usado tanto como roupa de trabalho quanto na moda.

As fibras celulósicas TENCEL™ Denim de origem botânica, com matéria- prima proveniente de fontes de madeira controladas e certificadas, são adaptadas a um estilo de vida sustentável, libertando a expressão pessoal através do movimento pelo seu conforto natural, suavidade  e  versatilidade..

Seja sustentável, você e sua clínica, e fique confortável

Procurando alternativas macias, respiráveis e mais ecológicas aos tecidos tradicionais? As misturas de fibras naturais TENCEL™ Lyocell, absorvem a umidade para manter o corpo fresco e seco em qualquer condição, ao mesmo tempo que retarda o crescimento de bactérias.

Apresentamos uma gama de tecidos para jalecos de profissionais de saúde, que não só são mais sustentáveis, como também elevam o conforto a um nível superior – uma combinação única.

Os tecidos são feitos com fibras 100% biocelulósicas TENCEL™ lyocell ou modal, de madeira de origem sustentável.

Além disso, esses tecidos possuem alto teor de biocelulose, proporcionando suavidade e elasticidade incomparáveis.

Os tecidos também possuem excelentes propriedades reguladoras de umidade. São altamente resistentes e duráveis, possuem altas propriedades mecânicas e excelente capacidade de retenção de cor, garantindo aparência duradoura após  centenas  de  repetidas  lavagens.

Pensar em frente. Sentir-se melhor!

Tecidos para vestuário de trabalho ecologicamente corretos baseados 100% em fibras verdes. A singularidade é a combinação de sustentabilidade e mais conforto. Uma verdadeira contribuição para um mundo melhor.

100% fibras feitas de árvores certificadamente replantadas
Nossos jalecos são de tecidos com fibras 100% TENCEL™ Lyocell ou Modal, de madeira de origem de celulose natural (eucaliptos plantados e continuamente replantados no Brasil). Significa que todos os aspectos negativos relacionados com a produção de algodão, como o esgotamento dos recursos hídricos e o uso massivo de pesticidas são abandonados.
Componentes seguros, antibacterianos e  certificados

Garantimos que para os nossos tecidos utilizamos apenas materiais seguros e certificados. Garante a origem dos materiais que utilizamos, mas também garante que os tecidos estão isentos de componentes   perigosos.

Inovando para o futuro

No mundo do trabalho em constante evolução, somos pioneiros na inovação. Nossos conceitos de tecido lideram em design, tecnologia e sustentabilidade centrados no usuário. Também elevamos continuamente o padrão no que diz respeito à qualidade, testando nossos projetos em campo e integrando as experiências do usuário na criação e melhoria de produtos verdadeiramente inovadores.

Biossegurança no uso do Jaleco

Os jalecos, bem como outros acessórios usados pelos profissionais da área de saúde, são um veículo potencial para transmissão de microrganismos podendo vir a servir como fonte de infecções associadas aos cuidadores de saúde.

O uso de jalecos se tornou uma prática obrigatória, com a finalidade de proteção dos profissionais durante a realização de procedimentos a pacientes, que envolvam material biológico, no entanto sua utilização indevida (como uso fora do ambiente de trabalho) pode causar sérias com sequências para a saúde pública.

Sugere-se a realização de campanhas educativas no sentido de orientar os profissionais de saúde sobre o uso de jaleco e a adoção de protocolos rígidos no uso e descontaminação de jalecos por parte das instituições de saúde.

Fonte: O estudo objetivou analisar a literatura publicada a respeito dos aspectos da biossegurança relacionados ao uso do jaleco pelos profissionais da saúde. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura publicada no período de 1991 a 2008. Utilizou-se as bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO.

 

deixe o seu comentário