Dicas de maquiagem para pele negra: das dificuldades às soluções

Se você veio até aqui por causa do título, aposto que sua maior dificuldade é acertar no tom da base. Acertei? Pois é, a maioria das mulheres de pele negra que eu converso têm essa mesma reclamação! E com razão: a maioria das marcas por anos fizeram apenas um tom para pele negra. Nem consideravam a variedade de coloração de peles negras que existem. Mas aos poucos isso está mudando, essa é mais uma conquista que já devia ser comum!

Representatividade

Atualmente as marcas de maquiagem estão aumentando sua cartela de cores, visando a representatividade. Chega de escolher entre apenas três tons de base: claro, médio e escuro… hoje em dia vemos marcas com até 40 tons diferentes. As mulheres negras estão entrando no mercado com tudo! Já que não fazem base da cor delas, elas mesmo vão lá, empreendem e criam! Elas são maravilhosas!

A pele negra tem fama de não precisar de um reboco, pois ela já é perfeita por natureza. Cheia de colágeno e sem marcas de expressão e isso até tem seu fundo de verdade. Seu pigmento garante uma proteção natural contra os raios solares e as fibras colágenas. Além disso, deixam a pele mais elástica e resistente aos efeitos do tempo, como, as rugas, flacidez e linhas de expressão. Mas a pele precisa de atenção! É indispensável o uso do filtro solar, para evitar câncer de pele. Bem como lavar o rosto todos os dias, por uma questão genética.

Hidratando a pele

Além disso a pele negra tem tendência a ser mais oleosa. Por esse motivo, sempre lave o rosto e passe um tônico adstringente. Não caia na falácia que quem tem pele oleosa não precisa hidratar. Não pule essa etapa, hidratar é essencial para qualquer tipo de pele. Aliás isso vai melhorar a oleosidade da pele.  

Dicas de maquiagem para pele negra: das dificuldades às soluções

Maquiar-se é escolha!

Esse lance de enaltecer a pele negra e falar que ela dispensa o uso de maquiagem é só para os espertinhos justificarem a ausência de representatividade nas cores de base no mercado. Nenhuma mulher precisa de maquiagem, ué! Usamos porque queremos!!! Então é o direito de todas ter maquiagem para seu tom de pele. As marcas começaram a entender isso e acrescentaram diversos tons e subtons de produtos para pele. Esse avanço é uma oportunidade para conhecer melhor seu corpo.

Conheça-se

Preste bem atenção no seu rosto, se olhe no espelho  com carinho e descubra seu tom e sub tom. Sendo eles quentes ou frios, repare se fundo é mais puxado para o laranja ou mais acinzentado. Mas repare também a uniformidade. Às vezes ele tem cores diferente em pontos diferentes e vai ser necessário mais de um tom. Admire-se e permita descobrir-se!

Truque

Esse exercício é ótimo para se conhecer. Mas caso não descubra, vou ensinar um truque simples para descobrir seus subtons. Sendo eles quentes ou frios, olhe para suas veias do braço e repare se elas têm aparência esverdeadas e aparente; ela é quente. Se forem mais azuladas; é frio. Para cada tipo de subtom é indicado uma tonalidade de base diferente. Então, se for frio é mais puxado para o cinza. Já o quente é mais puxado para o amarelado. Aliás, o mesmo vale para sombras e iluminadores. Decerto a maioria das peles negras são quentes, por isso ficam tão lindas com dourado.

Marcas com tons para a pele negra

Lembra da marca que falei que apresenta 40 tons diferentes? Então, trata-se da Fenty beauty  a marca de make up da Rihanna. Aliás, a diva pop criou a marca justamente por sentir uma carência em produtos para peles negras. Arrasou sim ou com certeza? Mas se até a Rihanna que passou pelas mãos das melhores maquiadoras do mundo sentiu essa lacuna nos produtos, imagina nós mortais? Fica tranquila que se você não conseguir comprar uma Base da Fenty beauty. Infelizmente ela ainda não é vendida no Brasil. Porém várias marcas deram um up ground em suas cores, inclusive marcas novas que já nasceram levantando a bandeira da representatividade. 

LEIA MAIS: RESENHA DA BASE FENTY BEAUTY BY RIHANNA

Tons para as brasileiras

Aqui no Brasil a Maybelline chegou com a FITme! Focando em cada tipo de pele brasileira contando com 20 tonalidades diferentes e muitas delas voltadas para pele negra, ela tem micropartículas que controlam a oleosidade com uma cobertura matte por até 12 horas. Ou seja, ideal para peles oleosas. Enfim, você pode se jogar nesses 20 tons e aplicar os conhecimentos de colorimetria que acabou de aprender.

As marcas estão cada vez mais entendendo a importância da representatividade. Por exemplo a Too Faced, que acabou de lançar no Brasil várias tonalidade novas da queridinha Born This Way de Lady Gaga. Além disso, a maioria é  focada em peles negras! Inegavelmente, marcas como Natura, RubyRose, MaryKay e outras estão aumentando relativamente a variedade de cores. A tendência é que cada vez mais marcas tenham opções para pele negra. 

Cansadas de esperar cores variadas de base, mulheres negras decidiram empreender no próprio negócio, o que está dando muito certo.  Há marcas bem legais feitas por mulheres negras e para mulheres negras. Conheça a Negra rosa, vale dar uma conferida e as marcas estão bombando!!

Shirley Motta

Nada melhor que uma mana que sentiu literalmente na pele os medos, as dificuldades, e os dilemas quando o assunto é uma mulher negra ser maquiada. Chamamos Shirley Motta mulher, negra, empoderadíssima que usou uma frustração em motivação na sua carreira. Shirley conta que antes desse avanço de produtos no mercado, ela simplesmente ficava a mercê dos produtos errados, inclusive quando buscava ajuda profissional. Foi daí que ela começou a se interessar por maquiagem. Um dia após ser maquiada, foi tirar uma foto com flash, e pronto veio a frustração! Estava com a cara completamente branca e pensou, “Opa, aí tem coisa errada! Esse profissional não está preparado para atender minha pele.”

Dicas de maquiagem para pele negra: das dificuldades às soluções

Conheça Shirley Motta!

Então foi aí que ela percebeu que era um problema estrutural! Enfim, não era apenas a falta de produtos, era a falta de estudo e interesse que os profissionais tinham sobre pele negra. Os maquiadores acabavam se especializando em peles brancas por ser mais fácil, um profissional para maquiar peles negras tem estar disposto a aprender sobre os mais variados tons e subtons. Shirley sentiu a necessidade de reverter essa situação e foi estudar e se especializar sobre o assunto. Hoje, com mais de 4 anos de pesquisa sobre maquiagem para peles negras, ela dá cursos e palestras de auto maquiagens e conta com um trabalho incrível que ajuda outras mulheres a se empoderarem e entenderem mais sobre sua própria pele. Então vai lá conferir o trabalho dela no Instagram @shirleymottaoficial e fique de olho na agenda de cursos. 

Dicas de maquiagem para pele negra: das dificuldades às soluções

Aproveite e abuse das cores, um beneficio que pele negra tem é combinar com TOOODAS as cores na hora da make up! Abuse dos metalizados e cintilantes que fica incrível e da um destaque maravilhoso para o rosto!!! Se você se arriscar na make up ousada e colorida, tira uma foto e marca a gente no Instagram @somoscomsensual! Certamente vamos adorar vê-las por lá também.

Relate aqui sua experiência com bases e compartilhe essa experiência que pode empoderar outras mulheres. Até o próximo post! 

Leia também na Com Sensual:

DICAS E TRUQUES DE MAKE COM O HIDRATANTE LABIAL
DICAS E TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM PARA O VERÃO

Siga a Com Sensual: @somoscomsensual

deixe o seu comentário

UM LANÇAMENTO ESPECIAL
DA NOSSA LOJA COM SENSUAL.


Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais

Email

Nome

Sobrenome

Todos os campos são obrigatórios