Mitos e verdades sobre transpiração

Verão chegando e já começa aquela paranoia de ficar conferindo o “cecê” toda hora! E com a transpiração, começamos a ir mais ao banheiro retocar o desodorante, que vira seu fiel companheiro. Mas você conhece os mitos e verdades sobre esse produto que não sai da sua bolsa?

Aposto que você já ouviu várias histórias sobre e só ficou mais confusa! Mas vim aqui pra explicar alguns mitos ou verdades, e ajudar a entender qual a diferença entre os produtos e qual o melhor para você e para seu bem-estar. De quebra, vou indicar produtos alternativos. 

Suor mancha roupa. MITO ou VERDADE?

Verdade, o líquido do suor é incolor, mas as gorduras liberadas pelas glândulas sudoríparas podem amarelar o tecido. Então, cuidado com a transpiração!

Pêlos causam mau cheio. MITO ou VERDADE?

Mito, o cheiro não está na transpiração em si, muito menos no pêlo. Certamente o odor corporal é causado por bactérias. Pois o suor libera proteínas que viram alimento para micro-organismos e essas bactérias soltam excreções com cheiro forte. Para resolver basta manter a higiene do local. Aliás, na hora do banho, invista em sabonetes antissépticos, que ajudam a controlar as bactérias causadoras do mau cheiro. Já os pelos você que decide se quer tirar ou não, não use esse mito como justificativa.

Mitos e verdades sobre transpiração

Roupas interferem na transpiração. MITO ou VERDADE? 

Verdade, roupas de tecidos sintético impedem a pele de respirar. Assim atrapalham o processo natural do corpo. Opte por usar tecidos naturais como algodão e linho. 

Desodorante aerosol acaba com a camada de ozônio? MITO ou VERDADE? 

Mito, por essa você não esperava né? Mas a resposta é não mais! Porque os desodorantes não usam mais o gás propelente CFC (clorofluorcarbono), que era o que detonava a camada de ozônio. No lugar do CFC, os novos sprays usam o GLP, que é formado pela mistura dos gases butano e propano. Esses gases são mais pesados e ao serem liberados na atmosfera, não conseguem subir para as camadas mais altas e não atingem a massa de ozônio. O problema do CFC, como não sofrem nenhum tipo de reação química no ar, são inofensivos ao meio ambiente, UFA!!

Faz mal passar antitranspirante. MITO ou VERDADE?

Verdade, o principal componente ativo dos antitranspirantes é o cloridrato de alumínio. Aliás, ele é o responsável por coagular as proteínas, formando estruturas bloqueadoras que provocam o fechamento dos dutos das glândulas sudoríparas, por isso a redução do suor. Por causa disso, existe o risco de obstrução dos poros e inflamação da glândula. Pois é, euzinha já sofri desse mal, e tive que parar de usar desodorante e partir para métodos alternativos. 

É possível viver sem nada de desodorante. MITO ou VERDADE?

Verdade, e não falo de uma pessoa só, estou falando de um país. Sabia que na China eles praticamente não usam desodorante. Pois mesmo em Pequim, uma cidade com mais de 20 milhões de habitantes, a oferta de desodorante nos comércios é  praticamente inexistente. Acontece que eles transpiram, mas dependendo da etnia a que pertencem, muito provavelmente não exalam o odor, loucura né? Como cada corpo é diferente. 

Desodorante é responsável por escurecer as axilas. MITO ou VERDADE?

Verdade, os desodorantes podem ser compostos de álcool e essências aromatizantes, por isso, a exposição ao sol da axila com desodorante ou com qualquer produto que contenha álcool pode provocar manchas e o escurecimento da pele.

Só desvendar os mitos e verdades não basta para escolher o produto ideal. Aliás, existem mil opões de escolha e entender as diferenças é primordial para a compra. Enfim, existem os desodorantes e os antitranspirantes e cada um deles tem mil versões em creme, aerosol, spray e roll-on. É tanta opção que ficamos confusas, escolhendo pela embalagem e pelo cheiro. Não dá pra tratar a saúde do seu copo assim né? Então como escolher o que é melhor para o seu caso?

Mitos e verdades sobre transpiração

Primeiramente você tem que entender seu corpo e seu suor, antes de escolher um desodorante ou antitranspirante é preciso se conhecer e entender suas necessidades. Já reparou se suas axilas costumam apresentar alguma característica? Como cheiro muito forte, ou suor excessivo? Para cada caso existe um tipo de produto ideal. O antitranspirante evita o excesso de suor, bloqueando as glândulas sudoríparas e, assim, reduzindo a transpiração.

Se você é uma pessoa que não transpira muito e quer apenas diminuir o odor desagradável, um desodorante pode resolver os seus problemas a função do desodorante, como o próprio nome diz, é desodorizar. Ou seja, acabar com o odor, nem todos os desodorantes têm ação antitranspirante, mas a maioria dos antitranspirantes tem ação desodorante, porque eles também contêm substância que mascaram o odor.

Aliás, é interessante quando nós passamos a conhecer nosso suor e entendemos também sua função de manter a temperatura corporal. Pois quando ele evapora, o corpo é resfriado. O suor também é responsável por manter a pele hidratada e  eliminar metabólitos, e como já desvendamos o mito  ele não possui cheiro, por ser praticamente água (99%). É bom que a gente acaba com essas paranóias de evitar transpirar a qualquer custo, até injeção de botox é colocada pra esse fim, e não precisa! O nosso corpo é perfeitinho, e tudo tem uma função. Nós precisamos transpirar para equilibrar nossa saúde!

Pele

Agora, quanto ao tipo mais adequado para cada pele, é questão de necessidade e gosto, e que tal parar de escolher sempre os mesmos desodorantes pelo cheiro na prateleira da farmácia e dar um carinho para a saúde da sua pele optando por um produto slow beauty livre de alumínio? Repara como a descrição do produto é muito mais legal quando tem nomes que a gente conhece! É nesse momento que começa a fazer sentido o que estamos colocando no corpo, e existem varias opções de desodorantes slow beauty veganos e orgânicos. Tem em barra, em pedra, em spray, roll-on, em creme, é só  escolher o seu favorito na versão slow beauty. 

Mitos e verdades sobre transpiração

Mitos e verdades sobre transpiração

Gostou da Dicas?

Pois eu vou sem sincera e falar que se você está muito acostumada a antitranspirante bloqueando seus poros e impedindo a função natural do corpo é complicada a adaptação. Mas você acostuma e depois é só maravilha usar seu próprio desodorante!!! 

Mas e aí? Curtiu saber mais sobre seus sovaquinhos? Enfim, temos que parar com esses tabus de partes do corpo e aprender a entende-las, para cuidar delas da melhor maneira…

Então me conta, conhece mais algum mito sobre o assunto que não comentei?! 

Na Mídia:

Suor: 4 mitos e verdades sobre transpiração

Leia mais na Com Sensual:


Junte-se a nós da Com Sensual: 

Clique aqui e siga@somoscomsensual 

Clique aqui e cadastre-se


deixe o seu comentário

UM LANÇAMENTO ESPECIAL
DA NOSSA LOJA COM SENSUAL.


Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais

Email

Nome

Sobrenome

Todos os campos são obrigatórios