Outubro Rosa: mais que um mês colorido, um mês de prevenção e informação

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama que ocorre desde 2002 no Brasil. Atualmente, a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero também acontece nesse mês.

Outubro Rosa: origens

Apesar de ter começado em 2002 no Brasil, o movimento deu seus primeiros passos em 1990. Aliás, foi nesse ano que aconteceu a primeira Corrida Pela Cura em Nova Iorque pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Desde então, a corrida acontece anualmente na cidade. Mas foi em 1997 que algumas cidades dos Estados Unidos começaram a realizar movimentos voltados ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama. Assim, o mês de Outubro foi o escolhido para acolher ações mais abrangentes.

Assim, o mês se tornou-se importante em relação ao conhecimento, tratamento e prevenção do câncer de mama. Em seguida, o congresso nacional dos Estados Unidos determinou que outubro seria o mês nacional da prevenção do câncer de mama.  Certamente, deu muito certo. Pois o Outubro Rosa é realizado em inúmeros lugares no mundo todo com o apoio de hospitais, institutos e clínicas que facilitam o acesso aos exames oncológicos.

Aliás, aqui no Brasil monumentos como o Cristo Redentor e Obelisco do Ibirapuera ficam iluminados em tons de rosa durante todo o mês de outubro.

Diagnóstico precoce

A campanha reforça muito sobre o diagnótico precoce porque ele é o maior aliado para o tratamento do câncer de mama. Pois quando há o diagnóstico no estágio inicial da doença, a chance de impedir que o tumor alcance outros órgãos é muito maior.

Quando detectado em fases iniciais, o câncer (de mama e de colo de útero) tem mais chance de cura e de tratamento menos agressivo.

Informações e autoexame

É preciso buscar informações corretas nos dias de hoje, especialmente em tempos de fake news. Então, oriente-se com seus médicos e profissionais da saúde. Além disso, é preciso fazer o autoexame regularmente. Certamente, aliar um estilo de vida saudável à prevenção e informação pode salvar inúmeras vidas.

Amigas Do Peito: Redes de Afetos no Cuidado

Feito em 2016, o documentário brasileiro aborda afeto como estratégia de superação em grupo de pacientes do Hospital Federal Cardoso Fontes e produzido pelo Ministério da Saúde (MS). O documentário registrou a rotina das pacientes no hospital com interações em mídias sociais e um grupo de conversação pelo Whatsapp.

Assista:

Conheça a Websérie AHO

Uma história emocionante e surpreendente é a da jornalista mineira Daniella Zupo, que descobriu o câncer de mama no auge da carreira e precisou mudar toda sua rotina para se cuidar. Sua trajetória virou uma websérie chamada Amanhã Hoje é Ontem (AHO), que posteriormente virou um livro lançado em 2017. Aliás, a trilha sonora escolhida a dedo por Daniella é de muito bom gosto.

Nós já publicamos uma matéria sobre a jornalista, seu livro e websérie.

Leia também: Outubro Rosa: Conheça AHP, websérie e livro da jornalista Daniella Zupo

Então, gostou de saber um pouco mais sobre o Outubro Rosa e também conhecer mulheres reais que venceram essa batalha? Até o próximo post e não deixe de fazer o autoexame e consultar seus médicos regularmente. Sua vida importa!

Leia mais na Com Sensual:

Nutrição: o mundo está super alimentado de informação e mal nutrido de positividade

Dia Internacional pela Saúde da Mulher.

Junte-se à nós da Com Sensual

Clique aqui e siga@somoscomsensual 

Clique aqui e cadastre-se

 

deixe o seu comentário

UM LANÇAMENTO ESPECIAL
DA NOSSA LOJA COM SENSUAL.


Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais

Email

Nome

Sobrenome

Todos os campos são obrigatórios