Pompoar, exercício feminino: o que é e como fazer para iniciantes

Comecei a ouvir falar a respeito de pompoarismo na adolescência, mas me parecia mais uma daquelas técnicas receitadas por matérias sensacionalistas em revistas femininas. Por exemplo as do tipo: 100 maneiras de enlouquecer um homem.

Segundo uma pesquisa feita em 2018 pela Prazerela – escola com a missão de apoiar mulheres a se empoderar de seus corpos através do prazer –, em média 36% das mulheres brasileiras tem orgasmos durante o sexo. Acho um pouco despropositado me preocupar com como dar mais prazer para os homens, que em média gozam 99% das vezes que transam (isso segundo uma pesquisa empírica realizada por mim mesma e todas as mulheres que transam com homens no planeta terra).

Na faculdade ouvi de um colega, que transou com uma pompoarista, que ela proporcionou o melhor sexo da vida dele. Teoricamente parecia que era uma vagina meio aspirador de pó, que sugava o pênis do amigo. “Ela controlava cada parte do canal vaginal, uma musculatura toda trabalhada”. Mais uma vez pensei: “que interessante, mas parece trabalho demais aprimorar uma técnica de sucção vaginal! Principalmente para transar com caras que às vezes nem se dão ao trabalho de perguntar se você está curtindo aquelas bombadas preguiçosas”. Então novamente não senti vontade de me aprofundar no assunto.

Descobrindo o pompoarismo

Por isso quando me foi sugerido esse tema de pauta para criação de conteúdo pelo portal Com Sensual, eu torci o nariz. Pensei: nossa um canal tão “prafrentex e empoderado” me perguntando sobre técnicas para agradar o membro do macho? Aceitei, comecei a estudar sobre e… Bom, a vida sempre nos dá oportunidades de quebrar a cara, não é mesmo? Parece que o pompoar, assim como os exercícios de Kegel, são muito mais importantes para o PRÓPRIO prazer da mulher do que qualquer outra coisa.

Entrevistei uma profissional incrível, que se disponibilizou a tirar todas as minhas dúvidas (inclusive a minha curiosidade a respeito dos Yoni Eggs, que minha colega do trabalho comentou comigo quando toquei no assunto). A especialista em Ginecologia Natural, Thetahealing e Sexualidade, Olivia Barbosa (@aoliviabarbosa) esclareceu muitas dúvidas e me deixou cheia de vontade de praticar!

Pompoar, exercício feminino: o que é e como fazer para iniciantes

  • Há quanto tempo você trabalha com pompoarismo?

“Sou pompoarista há 10 anos, e ensino a prática há 3 anos, desde que me certifiquei como Coach de Sexualidade na Sex Coach University.”

  • Qual o perfil da mulher que busca instruções a respeito de pompoarismo?

“Certamemte mulheres que tem aquela sensação lá no fundo de que podem sentir muito mais prazer do que estão se permitindo. Enfim, que desejam conhecer a si mesmas, seus corpos e vontades reais.”

  • Muito é falado do uso dessa técnica para incrementar o sexo, mas quais são as outras aplicações?

“Antes de mais nada, o pompoarismo é uma arte sagrada de manutenção da saúde da mulher. É uma pena ter se banalizado tanto na forma como é ensinado hoje por muitas pessoas… Uma mulher pompoarista pode usar a prática para se sentir mais centrada, presente, consciente do sexo. Além de despertar a sensibilidade vaginal e potencialmente sensações orgásticas.”

  • É recomendado para quem teve algum tipo de trauma na área do períneo? É bom para se preparar para o parto?

“Sim, mas em casos que precisam de mais atenção à região. Assim sendo sempre recomendo buscar o atendimento de uma fisioterapeuta pélvica.”

  • É verdade que é possível chegar a orgasmos mais intensos? Qual o nível de controle é capaz de se ter?

“Certamente a qualidade dos orgasmos aumenta exponencialmente. Na minha metodologia não focamos em controle, nem em enrijecimento da musculatura. O objetivo é despertar essa região, acabar com a insensibilidade. Aliás, a maioria das mulheres que atendo necessitam mais de relaxamento do assoalho pélvico do que de fortalecimento.”

  • Em quanto tempo conseguimos sentir resultado dos exercícios de pompoar?

“Cada mulher tem seu tempo. Com toda a certeza depende muito do quanto você se dedica a fazer os exercícios. Já tive clientes que sentiram benefícios na mesma semana, depois de 2 dias de prática. Pois já estavam desenvolvendo mais consciência de toda a região.”

Pompoar, exercício feminino: o que é e como fazer para iniciantes

  • Tem idade mínima e máxima para o pompoarismo?

“Não existe limitação. A princípio o pompoarismo era ensinado pelas mães às suas filhas. Mas não é bom pompoar quando se está na sua lunação (período menstrual), já que o movimento natural do corpo é de soltar, fluir… não queremos fechar esse fluxo. rs”

  • Dá para começar por conta própria, em casa? Recomenda algum acessório?

Pompoar, exercício feminino: o que é e como fazer para iniciantes

“É possível começar sozinha, tomando consciência da região e usando seus próprios dedos para trabalhar contração e relaxamento. Ao inserir os dedos no canal vaginal, sinta se consegue contrair ao redor deles. Imagine que está subindo um elevador, apertando todas as paredes da vagina para dentro e para cima. Evite contrair outros músculos como nádegas, coxas e abdômen. Com a prática, fica cada vez mais fácil separar essa musculatura. Recomendo o uso de um dildo sem vibro, 100% silicone, para treinar o sentir, contrair e soltar esse trabalho da região pélvica.”

  • Qual a diferença de fazer com uma instrutora?

“Quando você faz uma consultoria de pompoarismo, você tem um direcionamento específico pro seu momento de vida. O que está precisando trabalhar, se precisa de mais fortalecimento ou relaxamento, orientações sobre como começar e seguir a prática com disciplina, aprofundamento em diferentes tipos de exercícios… É sempre maravilhoso ter alguém estendendo a mão para nos ajudar a chegar de uma forma bem mais rápida e certeira aos resultados que esperamos.”

  • Tem homem instrutor de pompoarismo?

“Não conheço pessoalmente, mas deve ter. De fato  que não falta é homem se achando no lugar de “empoderar mulheres” – vai entender.”

  • Você já ouviu falar nos Yoni Eggs? O uso deles pode ser considerado uma forma de pompoarismo?

Pompoar, exercício feminino: o que é e como fazer para iniciantes

“Sim, os Yoni Eggs são uma medicina incrível de cura do feminino. Antes de mais nada, o pompoarismo original é justamente a prática com o ovo de jade, feito há milhares de anos pelas chinesas.  Além disso, nos meus estudos, pude traçar as origens da prática tanto na China com os ovos de jade quanto no México com ovos de obsidiana. Eu não recomendo trabalhar com os critais yoni sem orientação prévia. Essa prática é um pouco mais avançada, para mulheres que já descobriram a sacralidade do seu sangue, seus ciclos, conexão com a lua interna e externa. Mexe bastante com o emocional, energético e espiritual da praticante.”

  • O que você tem a dizer para as mulheres que tem vontade de iniciar a prática mas tem medo/vergonha?

“Essa é uma prática de você consigo mesma. Mas experimente aos poucos e dentro dos seus limites esse contato com você mesma. Só de ter consciência, prestar atenção no que acontece na sua região pélvica, já é fantástico. Além disso, não deixe o medo e a vergonha te privarem de experimentar tanto poder, satisfação, prazer e autoestima.”

Pompoar, exercício feminino: o que é e como fazer para iniciantes

E foi assim que eu entendi que mais uma vez a narrativa falocêntrica transformou algo completamente feminino e o colocou a serviço dos homens! Mas na verdade o pompoarismo tem tudo a ver com o auto-cuidado e fortalecimento do feminino. Logo eu, toda bruxona, toda tatuada de lua, toda mulher que corre com lobos, não fazia ideia desses benefícios do pompoarismo! Às vezes é aquela história que eu falei na minha última matéria*: tem sempre algo em relação a que nós somos ignorantes, e às vezes pode até ser uma coisa que tem tudo a ver com a gente…

Já estou super animada e com vontade de comprar umas bolinhas para treinar! Mas e você, animou? Tem vontade? Tem vergonha? Acha maluquice? Ou você já é até mestre do pomparismo? Temos alguma faixa preta do assoalho pélvico por aqui?! Então conta para mim nos comentários!! 

Leia mais na Com Sensual:

É POSSÍVEL SER FELIZ SOZINHA?

DESCUBRA A MASSAGEM TÂNTRICA E SEUS BENEFÍCIOS

DICAS INCRÍVEIS PARA MELHORAR A VIDA SEXUAL DOS CASAIS!

deixe o seu comentário