A FIBRA NATURAL DO PRESENTE E DO FUTURO SUSTENTÁVEL

TENCEL™ é a principal marca têxtil da Lenzing, para uma variedade de aplicações especializadas.

Fibras TENCEL™ são suaves para a pele, ao toque, acariciam os sentidos, sendo luxuosas em brilho e fluidez. As fibras de celulose oferecem uma sensação de conforto natural, além da paz de espírito pela escolha ambientalmente responsável, é como um toque gentil da natureza.

Uma das vantagens da marca Tencel é o fato de usar pouca água na fabricação e também não produzir subprodutos que sejam tóxicos.

Tencel produz malhas frescas, com ótimos caimentos, superiores ao algodão e à viscose, com a vantagem de serem mais macias, suaves, biodegradáveis e resistentes.

São extraídas de madeira cultivada de forma sustentável num sistema de circuito fechado que recupera e reutiliza os solventes utilizados, minimizando o impacto ambiental. Alta tenacidade, gerenciamento eficiente da umidade e suavidade na pele.

Tanto o Liocel quanto o Modal vêm chamando cada vez mais atenção. Porque ambas têm características realmente muito interessantes. Contudo, são três soluções sustentáveis da marca TENCEL™ ​:

TENCEL™ LUXE Liocel

A 3ª e mais nova variante do processo de produção Lyocell, permite que a Lenzing produza fios de filamentos extremamente finos, com a marca TENCEL™ Luxe, que produz tecidos luxuosos e sedosos, com cores vibrantes e um caimento fluido semelhante a um líquido.

Descubra este tecido do presente e do futuro

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Tencel Lyocell e talvez até já tenha roupas feitas com este tecido penduradas no seu guarda-roupa.

Uma pergunta a responder é: o que isso realmente é?

ANTES DE TUDO, É MUITO VERSÁTIL!

Além dos seus múltiplos usos, tecidos Tencel são 100% biodegradáveis. O tecido pode ser encontrado em vários usos de vestuário desde roupa íntima, homewear, loungewear, sportswear, swimwear e workwear (como Jalecos), curativos médicos e até calçados. E também, roupas de cama e toalhas.

O Que é e como é feito o Lyocell

Muitas pessoas pensam que existem apenas duas categorias de tecidos: de fibras naturais (tais como lã, cânhamo, algodão, rami e seda) e de fibras artificiais sintetizadas a partir de petroquímicos (como poliéster e nylon).

O Lyocell é uma fibra feita à base de árvores, mas que também é processada com substâncias químicas avançadas. Portanto, é uma fibra de origem natural. mas considerada artificial.

O Lyocell começa com o corte da madeira, em geral de árvores de eucalipto. Esta madeira é cortada em pequenos pedaços e depois são adicionados solventes para transformá-la em uma pasta ou polpa de madeira. O resultado é celulose bruta líquida e pegajosa.

A mistura líquida é aquecida e quebrada em pequenos pedaços. Após ter sido filtrada, a celulose passa por um processo de refinação que a transforma em fibras brilhantes, longas e finas.

Estas fibras são lavadas, secas e lubrificadas, até ficarem prontas para serem transformadas em fios e tecidos de Lyocell. Na fase final, o tecido de Lyocell é cortado e transformado na variedade de produtos que usamos todos os dias.

É MAIS DO QUE SUSTENTÁVEL!

Os tecidos Tencel são produzidos a partir da celulose ou da pasta de madeira. É um fio natural, ou seja, proveniente de um material orgânico, assim como o algodão, a lã e a seda!

Costuma também utilizar pouca água em sua fabricação, e não produz subprodutos tóxicos na sua fabricação, sendo considerado um fio sustentável. Já mencionamos que, tanto o Lyocell quanto o Modal, já se tornaram uma alternativa no mundo da moda sustentável e em outros setores.

Mas é essencial que compreendamos o que o torna amigo do ambiente.
Tencel é um material naturalmente biodegradável e compostável, mas há muito mais a dizer sobre sua sustentabilidade.

Características do Tencel

Além de forte e resistente, esta fibra é suave ao toque e à luz. Tem excelentes propriedades de regulação de temperatura, bem como qualidades de absorção de umidade.

Por ser respirável, cria um efeito antibacteriano que resulta num tecido perfeito para pessoas com sensibilidade cutânea.

Ele tem a temperatura ideal para compromissos de dia ou de noite! Costuma ser considerado um tecido leve e fresco.

Todas as propriedades do Tencel permitem que ele seja misturado com outras fibras, tais como algodão, linho, poliéster, acrílico, lã e seda.

Tencel pode ser tingido com corantes específicos para fibras da celulose. Ele também pode ser misturado com outros tecidos.

Reconhecida por sua resistência, que auxilia seu processo de confecção, resulta em tecidos leves, com excelente caimento e muito brilho.

O que resulta em tecidos leves, com excelente caimento e muito brilho. Dessa forma, o Tencel é semelhante ao algodão, porém, com a diferença que não amassa, nem encolhe, tem textura suave e caimento. Assim, se torna a opção perfeita para fazer camisas, calças, vestidos e saias.

Mais Vantagens do Tencel

  • Devido à sua respirabilidade, o Lyocell é um eficaz antibacterianoe grande absorvente de umidade.
  • O Lyocell proporciona alta absorção de umidade, ainda maior que a do algodão. Se você tiver tendência a suar muito ou se tiver pele sensível, então esta deve ser a sua primeira opção. Para quem vive num clima chuvoso e úmido. Lyocell não só favorece o seu conforto, mantendo-o seco e gerando uma sensação suave ao toque. É econômico, pois os produtos de Lyocell evitam a necessidade de comprar roupas novas com tanta frequência.
  • Devido à sua leveza,o Lyocell não amarrota tão facilmente. No entanto, é sempre bom verificar as etiquetas sobre o cuidado adequado a ter com o artigo.
  • O Lyocell tem grande força e elasticidade, o que o transforma em um tecido altamente durável.
  • O Lyocell é tão suave ao toque que frequentemente tem sido comparado à seda. É suave na pele e ideal se você sofre de irritação na pele.
  • O Lyocell é umafibra versátil, talvez a mais flexível de todas e é isso que a torna atraente para diversos fabricantes. Usando fibrilação, o Lyocell pode ser moldado numa variedade de desenhos sem comprometer a qualidade. Pode ter um acabamento macio e sedoso ou pode ter uma consistência semelhante à da camurça.

As roupas de Lyocell são especialmente indicadas para estações mais quentes, especialmente se você sofre com as altas temperaturas. Se vive num ambiente úmido, ou se estiver viajando durante o verão ou a primavera, então você deve prestar atenção ao que veste.

Não obstante, as roupas feitas de Lyocell ou as suas variantes são ótimas para o vestuário básico e quotidiano também, tais como roupa intima. Elas podem manter você fresco e confortável durante todo o dia, especialmente se tiver pele irritável.

Portanto, em termos de desempenho, não existem melhores, mas quando se trata de preços, talvez. Para produzir o Lyocell é necessária uma tecnologia específica o que torna o processo de mais investimento. Por isso, o Lyocell tem um preço maior do que as fibras tradicionais, como o algodão.

Devido a todas as suas grandes qualidades, além da durabilidade, o Lyocell deve na realidade ser visto como um investimento.

É confortável e respirável

O Lyocell é um dos tecidos mais respiráveis do mundo e é muito mais respirável do que o algodão. Por isso é tão frequentemente utilizado para vestuário de verão e roupa de cama.

Se você vive numa zona úmida ou tem tendência a suar muito, o Lyocell deve ser também o seu tecido preferido .

O Lyocell é uma fibra natural

O Lyocell é uma fibra artificial de origem totalmente natural. Feito de árvores plantadas e certificadas. Amigo do ambiente. É feita de celulose, geralmente de eucaliptos, de uma fonte natural. No entanto, o seu processo de produção envolve químicos sintéticos que são reciclados e não geram subprodutos.

O Lyocell é elástico

Por ser uma fibra natural, costuma ser mais resistente do que as fibras sintéticas.

Mantém a sua capacidade de estiramento durante muito, muito tempo. O Lyocell é elástico, flexível e confortável. Ao compará-lo com outros tecidos elásticos como spandex, nylon, elástico ou borracha, nenhum deles será tão suave como o Lyocell.

APLICAÇÕES DE USABILIDADE DO LYOCELL

Devido às suas grandes propriedades, o Lyocell é utilizado em uma variedade de indústrias e produtos. É frequentemente utilizado como substituto da seda e do algodão, e é por isso que é tão comum encontrá-lo em roupas de cama e toalhas. Também pode ser encontrado em tapetes e em papel especializado, por exemplo.

Graças às suas propriedades de elasticidade e de absorção de umidade, o Lyocell pode absorver 50% mais do que o algodão, é muito comum encontrar este tecido em activewear. Além disso, é respirável e menos rápido a pegar cheiros, por isso é ideal para os atletas. Se você pratica atividades ao ar livre, o Lyocell é perfeito tanto para o verão como para o inverno devido a suas propriedades de regulação termal.

Por exemplo, em comparação com o algodão, Lyocell seca muito mais rápido e é mais fresco, o que o torna um ótimo tecido para viajar e viver em climas quentes. Também é ótimo para viajar, porque é muito leve e suave e não amassa com facilidade. Acaba também com as preocupações com a irritação da pele ao realizar atividades ao ar livre e por ser leve reduz o peso nas malas.

O Lyocell também é utilizado em calçados e para fins industriais. Por exemplo, tornou-se o tecido escolhido para esteira transportadora porque é forte e resistente. Pelas mesmas razões, pode ser encontrado em curativos médicos também. O Lyocell tem tanto potencial que encontrá-lo nos lugares mais impensáveis não deve surpreender você. Na realidade, ainda estamos descobrindo a sua vasta gama de aplicações.

O PREÇO DO TENCEL

Quando as peças de vestuário são feitas de 100% Lyocell, elas tendem a custar mais do que os produtos feitos com uma mistura entre Lyocell e outros tecidos, como a seda ou o poliéster.

A diferença de preço tem a ver com a tecnologia envolvida no processo de produção do Lyocell. Como o investimento é maior para produzi-lo, aos compradores também.

Falando de sustentabilidade, o slow fashion prioriza  qualidade sobre a quantidade.

Por isso, ao comprar produtos feitos de Lyocell, deve dar-se prioridade a todas as suas propriedades e não ao preço.

Você deve pensar nele como um investimento: está comprando um tecido de longa duração e com múltiplas propriedades.

Comparação do Lyocell com outras fibras

O Liocel tem ainda algumas vantagens em relação a outros tecidos naturais: em comparação com o algodão, por exemplo, o Liocel é considerado mais fresquinho por ter uma maior capacidade de absorção da umidade. Ele também tem um melhor caimento e precisa de menos tinta para alcançar a mesma profundidade de cor.

Lyocell X  algodão

É mais eficiente. O Lyocell é um material que retira menos do ambiente do que algodão ou outras fibras convencionais.

Preço à parte, se pensarmos em termos de durabilidade, o Lyocell leva a melhor. O Lyocell é melhor absorvente do que o algodão e é muito mais macio.

A sua superfície lisa é ideal para quem tem uma pele sensível e propensa à irritação e para aqueles que querem sentir a sua leveza e suavidade.

O Lyocell é feito de pequenas fibras hidrofílicas que adoram água e que absorverão toda a umidade da sua pele. Devido à sua extraordinária absorção, o Lyocell tende a ser mais fresco e mais higiênico do que o algodão e tem uma maior absorção de corantes. Mantém você fresco e mantém a sua temperatura corporal baixa.

Lyocell X Poliéster

O Lyocell é frequentemente considerado uma alternativa sustentável às fibras sintéticas como o poliéster. Na realidade, o poliéster pode ser mais barato e mais popular hoje em dia do que o Lyocell, mas está longe de ser tão amigo do ambiente.

Além do impacto ambiental, o poliéster não é tão respirável quanto o Lyocell e proporciona baixa absorção de umidade. O Lyocell é mais delicado do que poliéster e, portanto, requer cuidados específicos com a peça de vestuário ou produto (por exemplo, só pode ser lavado com água fria).

Lyocell x viscose

O Liocel costuma ainda ser muito comparado com a Viscose, mas com ganhos: apesar de proporcionar um caimento parecido, a textura é mais macia, tem melhor resistência e menor impacto ambiental. É normalmente usado por empresas que se preocupam com a excelência na qualidade das roupas e no conforto dos clientes.

Lyocell e viscose são fibras à base de plantas e são comumente utilizadas para os mesmos fins. No entanto, diferem porque a viscose requer produtos químicos tóxicos para a sua produção, como solvente de hidróxido de sódio, e não é respirável e absorvente como o Lyocell.

ONDE ENCONTRAR ROUPAS DE TENCEL

Quando se trata de comprar roupas de Tencel, vamos deixar aqui as principais opções, quer você esteja no Brasil.

Organic Basics tornou-se uma alternativa reconhecida para o vestuário sustentável não só na Europa, mas também em todo o mundo. Entre as suas variadas coleções de produtos amigos do ambiente e feitos de forma ética, encontrará Lyocell para Sportswer e Underwear e roupa interior tanto para homens como para mulheres. Outro jogador famoso no mercado é People Tree, sediada no Reino Unido.

Mara Hoffman, por outro lado, fornece o essencial para o verão para mulheres em Lyocell, desde calças e vestidos a roupas de banho e camisas. Uma alternativa semelhante também nos EUA é a Amour Vert que desenha roupas para mulheres.

COMO CUIDAR DO TENCEL

Quando você lavar o seu tecido Lyocell pela primeira vez, este irá encolher cerca de 3%. No entanto, isto não deve continuar se você tomar os cuidados adequados na lavagem.

Como lavar o Lyocell
Por não absorver odores com facilidade, exige menos lavagens!

O ideal é que as peças feitas com 100% Liocel sejam lavadas na mão e sem torcer. Peças que levam Liocel e outros tecidos em sua composição podem ser lavadas tanto a seco quanto na máquina de lavar roupas com bastante cuidado, e de preferência sem centrifugar. Lembre-se de sempre ler a etiqueta do fabricante da roupa para a orientação completa.

Usar sempre água fria, a menos que a etiqueta diga o contrário. Pode usar um detergente suave para não causar danos ao produto.

Evite torcer ou apertar o tecido quando ainda está molhado e evite utilizar máquina de secar. Em vez disso, deixe a peça secar ao ar (se for uma camisa ou camisola, pode usar um cabide). Se a peça de vestuário permanecer molhada, pode colocá-la dentro da máquina de secar juntamente com uma toalha e usar um ciclo baixo e suave.

Se a peça de vestuário é feita de Lyocell misturado com outras fibras como algodão ou nylon, então os métodos de tratamento são ligeiramente diferentes. Você deve sempre ler as etiquetas nas suas roupas antes de as lavar: encontrará todas as informações necessárias para as limpar e secar corretamente.

Neste caso, não é um problema utilizar a máquina de lavar roupa, certifique-se apenas de optar pelos ciclos baixo ou médio.

Para remover manchas ou para branquear peças feitas de Lyocell, pode usar alvejante, mas verifique primeiro a etiqueta: alguns tecidos permitem alvejante com cloro diluído, enquanto outros só permitem alvejante à base de oxigênio.

O vestuário e a roupa de cama de Lyocell devem ser lavados com água fria utilizando apenas detergente suave e depois secar ao ar.

Evite usar máquina de secar e engomar porque isso pode gerar encolhimento.

O Licoel não amassa com facilidade
A maioria das roupas feitas 100% com essa fibra não precisam passar. Mas alguns tecidos misturam o liocel com outra fibra, como ex. o algodão, para agregar características das duas matérias-primas. Nesse caso, então, acabam necessitando de uma passada leve. A orientação é que seja feita na temperatura de engomar (baixa), com o tecido ao avesso e com um pano de pressão. Use temperaturas baixas ou médias.

Tencel: O Tecido Ecológico em Alta

A preocupação com o meio ambiente tem sido cada vez mais presente nas pautas de discussão. Por isso, é importante conhecer alternativas sustentáveis para o nosso dia a dia e uma delas é o Tencel. Mas afinal, o que é esse tecido ecológico? Como ele é produzido e quais são suas vantagens em relação aos tecidos tradicionais? Este artigo irá responder essas perguntas e apresentar tudo o que você precisa saber sobre o Tencel. Leia até o final e descubra como adotar essa opção consciente na sua rotina.

Conclusão:

O Tencel é um tecido ecológico que oferece benefícios para o meio ambiente e para a saúde. Tem se tornado cada vez mais popular na indústria da moda sustentável, e é uma escolha consciente para os consumidores que buscam reduzir seu impacto ambiental.

A indústria da moda sustentável depende do uso de materiais ecofriendly, como o Tencel, para garantir um futuro mais sustentável para o planeta.

Tecido feito a partir da polpa da madeira de eucalipto, que é processada em uma solução química não tóxica e reciclável.

O processo de produção do Tencel é considerado mais sustentável do que o de outros tecidos, pois utiliza menos água e não emite gases poluentes.

O Tencel é um tecido macio, respirável, resistente e de fácil cuidado. Além disso, é biodegradável e compostável.

O Tencel é utilizado na produção de roupas, lençóis, toalhas, entre outros produtos têxteis.

Algumas marcas que utilizam o Tencel em suas produções são a Levi’s, a Patagonia e a H&M.

Por Mariana Santos / maio 22, 2023

Estudo comprova a biodegradabilidade das fibras de celulose solúvel da Lenzing

Os resultados dos experimentos comprovam que as fibras de celulose se degradam em até 30 dias.

Deixe seus comentários, dúvidas e curiosidades. Estamos prontos para responder.

Saudações ecológicas da COMSENSUAL

deixe o seu comentário

UM LANÇAMENTO ESPECIAL
DO PORTAL COM SENSUAL

DICAS PARA VENDEDORES E COMPRADORES DE MODA SUSTENTÁVEL


Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais

Email

Nome

Sobrenome

Todos os campos são obrigatórios