TÊXTEIS e TECIDOS NA MODA SUSTENTÁVEL - CAPÍTULO 1

“A Sustentabilidade das Fibras Têxteis e dos seus Tecidos na Moda Sustentável” 
Este conteúdo tem como objetivo contribuir com as coleções responsáveis das confecções sustentáveis e para clientes conscientes.

TÊXTEIS TECIDOS MODA SUSTENTÁVEL

O termo desenvolvimento sustentável, com a necessária preservação do meio ambiente, já está nos holofotes há algumas décadas. No entanto, a indústria da moda, sendo das três maiores poluidoras do mundo, por ser muito fragmentada, tem experimentado sérias dificuldades no caminho da sustentabilidade.

Para a maioria das empresas desse segmento industrial e comercial, ter acesso aos materiais e processos adequados de produção levou tempo. Recentemente novos conhecimentos e materiais com valiosas credenciais ecológicas e estéticas estão surgindo.

Considerando que o consumo ético e sustentável tem sido o propósito de compras cada vez mais presente nas novas gerações, tanto as empresas têxteis quanto as confecções precisam agora se adequar às exigências da sustentabilidade, já que seus clientes têm correspondido bem aos estímulos de consumo nos detalhes.

Portanto, a transparência das empresas aos consumidores nas opções de compras, quanto aos materiais e aos processos de produção, devem ser muito claras para que as marcas melhorem a sua imagem pelo marketing baseado na integridade em prol da sustentabilidade, ou seja, pela preservação do meio ambiente e pelo comércio justo.

Empresas inovadoras estão levando a sustentabilidade ao topo, criando vantagens competitivas, enquanto a geração dos “Millennials” pressiona o mercado por mudanças para que as empresas façam mais para a sociedade e para o planeta. Enfim, empresas e consumidores estão trabalhando juntos em direção a objetivos comuns.

Negócios não podem e nem devem se identificar como “Greenwashing”

Extraído da @exameesg

O Greenwashing infelizmente ainda é uma prática comum em muitas empresas. Ou tentam mascarar ou não sabem como suas empresas ou seus produtos podem ser considerados como “sustentáveis” e “verdes”.  A sustentabilidade é complexa e não depende de apenas uma ou algumas variáveis para ter um mínimo necessário para se enquadrar como tal.

Por exemplo, na indústria da moda:

  • Não basta ser apenas “Slow Fashion” para ser sustentável.
  • E nem sequer atender a algumas das demais práticas sustentáveis sendo “Fast Fashion”.

Assim, pode ser que os produtos, embalagens ou serviços contribuam para gerar mais impactos negativos ainda ao meio ambiente.

Então, muito cuidado para que sua confecção não seja enquadrada na publicidade enganosa. Isso pode custar muito caro, em termos legais e/ou de imagem, para o seu negócio.

Fonte: os melhores conteúdos da @Exame sobre negócios e investimentos orientados por questões ambientais, sociais e de governança. “Melhores do ESG 2022”.

MODA SUSTENTÁVEL: POR QUE VOCÊ DEVE APOSTAR NELA?

Cada vez mais, a indústria da moda se mobiliza para oferecer produtos verdes para consumidores ecologicamente conscientes e, entre eles, se destacam os tecidos sustentáveis.

A moda ecologicamente correta é uma realidade no mundo fashion. O que antes era considerado apenas uma tendência de mercado hoje vem se consolidando e ganhando espaço cada vez mais.

Uma tendência natural da necessidade de cuidado com o planeta, o lar maior da humanidade.

Na moda tradicional, a cada nova estação novas coleções são lançadas, fazendo com que as anteriores sejam descartadas (exceto as atemporais).

As marcas começaram a investir em coleções biodegradáveis e que possam ainda ser facilmente recicladas para que sejam minimamente agressivas ao meio ambiente. Esse conceito impõe também a redução dos poluentes na produção de fibras têxteis, dos tecidos, enfim das roupas, sapatos e acessórios em geral.

Assim, empreendimentos de moda que querem se manter à frente no mercado precisam compreender o conceito correto de moda sustentável.

Conforme Revista Exame e Sebrae, em pesquisa da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), em relação às mudanças de valores pós-pandemia, foi verificado que o consumo está mais consciente. Segundo o levantamento com 402 consumidores, 55% dos entrevistados acreditam que passarão a valorizar mais marcas e produtos que sejam realmente sustentáveis. Isso envolve até a Lycra, já que as empresas agora procuram saber como o fio é produzido, se é feito no Brasil ou não, e como a produção vai agredir o meio ambiente.

Fonte: IEMI; Nome da pesquisa: MERCADO DE VESTUÁRIO E O IMPACTO DO CORONAVÍRUS NA DEMANDA DOS BRASILEIROS em agosto 2020.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA MODA SUSTENTÁVEL

A indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo, ao gerar massas imensas de resíduos, produzindo partículas e gases tóxicos, que contribuem para mudanças climáticas que afetam nosso planeta e nossas vidas com alagamentos, secas além da poluição da água que bebemos e do ar que respiramos.

A moda sustentável prioriza o respeito aos recursos naturais, aos animais e à sociedade, valorizando inclusive as pessoas envolvidas na produção e no consumo.

Com base nesses princípios, o movimento influencia a produção da moda com matérias-primas menos poluentes e que sejam produzidas de forma sustentável. Os objetivos são: reduzir o desperdício e usar adequadamente os recursos disponíveis.

TECIDOS SUSTENTÁVEIS

^Clique na imagem^

São têxteis criados para reduzir os impactos no meio ambiente, da fabricação até o descarte, e a pegada ecológica da produção de roupas, mantendo uma cadeia produtiva baseada na ética, no respeito aos recursos naturais e na consciência ecológica.

Eles podem ser feitos a partir de materiais orgânicos, naturais, sintéticos ou reciclados, e é imperativo que sejam biodegradáveis.

Como reduzem o tempo de degradação das peças no meio ambiente, os tecidos biodegradáveis representam uma menor ameaça também à vida selvagem que contaminam os oceanos, as plantas e os animais.

Os tecidos biodegradáveis podem ser produzidos a partir de matéria-prima natural, de fibras artificiais com base natural ou de fibras sintéticas, mas quimicamente alteradas de modo a acelerar o tempo de degradação da roupa após o descarte.

Você conhece as fibras verdadeiramente sustentáveis?

Em TÊXTEIS e TECIDOS na MODA SUSTENTÁVEL

Fibra têxtil é a matéria-prima fibrosa a partir da qual os tecidos têxteis são fabricados. As fibras são transformadas em fios pelo processo de fiação. Estes diferem entre si, e dependem do comprimento das fibras, que podem ser longas, como as fibras de seda, ou curtas, como as fibras de algodão ou lã. Entre as naturais, a do algodão é a mais importante, e representa, aproximadamente, 50% da produção mundial de fibras.

As fibras animais são responsáveis por, aproximadamente, 6% da produção mundial, dentre as quais a lã é a mais importante. Há também as fibras de crina de diversos tipos animais que fornecem dentre outras lãs a cashmere, além das finíssimas fibras produzidas pelo bicho-da-seda.


Você conhece algum caso de Greenwashing em alguma empresa de moda que se diz sustentável? Seja na embalagem ou nas suas coleções? Caso conheça, conta para a gente aí nos comentários, de que forma você acha que é mesmo Greenwashing! Vamos investigar e responder a nossa visão para o caso.  Pensamos ser a melhor maneira de ajudar ao mercado da moda a ser o mais sustentável possível. E também dar o lugar de fala às confecções e a indústria têxtil, para se posicionarem sobre este assunto tão polêmico e necessário, de forma que possamos ter mais transparência e acumular mais conhecimentos. Certamente o nosso Planeta agradece!


Foto da capa deste contúdo extraído da Revista Vogue
Foto da capa deste conteúdo extraído da Revista Vogue “Cover d’artista: intervista a Michelangelo Pistoletto” em 03/09/2021.
Continua no  Capítulo 2, o próximo desta série de Conteúdo ComSensual:
“A Sustentabilidade das Fibras Têxteis e dos seus Tecidos na Moda Sustentável”
^Clique na imagem para o Capítulo 2^

Hashtags: #sustentabilidade #modasustentável #modasustentavel #esg #slowfashion #modaconsciente #modafeminina #modaatemporal #tendenciasdemoda #lookinspiração


 

deixe o seu comentário