A apresentadora e modelo plus size do Brasil: Fluvia Lacerda

Há quinze anos, Fluvia Lacerda é a maior referência de modelo curvy no Brasil. Aliás, possui sua carreira consolidada em países como Estados Unidos, Austrália e México. Fluvia já chegou a ser considerada a Gisele Bündchen do mercado plus size. Mas não é por menos: ela quebrou barreiras no mundo da moda como ninguém, ao mostrar que uma mulher de manequim 48 pode ser um ícone de estilo e beleza! Além disso, Fluvia é a prova de que os tempos estão finalmente mudando. Afinal, a moda plus size vem ganhando cada vez mais espaço nas campanhas e passarelas. Não existem mais padrões a serem seguidos e a cada dia novos paradigmas são quebrados (que bom!).

   A apresentadora e modelo plus size do Brasil: Fluvia Lacerda

Carreira inesperada

Mas engana-se quem pensa que Fluvia Lacerda sempre sonhou com o mundo da moda. Na realidade, a carreira dela começou de forma bastante inesperada. Enquanto ela morava nos Estados Unidos e trabalhava como babá, viu seu destino mudar de um dia para o outro em Manhattan. “Uma editora de moda me descobriu em um ônibus” – conta ela. Ela me perguntou se eu tinha algum conhecimento sobre o mercado plus size. Primeiro achei que era piada, mas então ela me deu um cartão com o nome de algumas agências… e a partir daí as coisas foram acontecendo”.

Conquistas

Hoje, Fluvia Lacerda faz parte do casting da Ford Models. Já estrelou incontáveis campanhas de moda no Brasil e no exterior. Já fez cliques para a Vogue Itália, desfilou em Milão para Marina Rinaldi (marca premium de Milão do grupo Max Mara). Além disso, roubou a cena no primeiro desfile de moda praia do estilista Ronaldo Fraga, lançou uma coleção própria de moda (linha de bodies com a Kaone) e se tornou a primeira modelo curvy a posar para a revista PlayboyBrasil. Se ela gosta da carreira de modelo e da vida que leva? Não há dúvida: “Eu nasci para fazer o que eu faço. Assinei o contrato antes de nascer. Não consigo vender uma coisa, se eu não acreditar nela”. Fluvia acha que o sucesso estrondoso veio justamente por conta da naturalidade com que ela encara o seu trabalho. Certamente com muita verdade, paixão e seriedade.

A apresentadora e modelo plus size do Brasil: Fluvia Lacerda

Autobiografia

Há pouco tempo, ela publicou também uma inspiradora autobiografia com um título bem impactante: “Gorda não é palavrão!”. Realmente, o tema não poderia ser mais importante e atual, não é mesmo? “Essa autobiografia é um trampolim para falar de assuntos como autoaceitação, autoestima. Também sobre a  maneira como eu lido com o preconceito”, revela. Mas a modelo, que tem uma ótima relação com seu corpo desde a adolescência, não consegue entender o porquê de tantas mulheres não gostarem de si mesmas. Ou questionarem o relacionamento com o próprio corpo. Ele deveria ser positivo, e nada menos do que isso”, diz ela.

Novos projetos

Atualmente, Fluvia Lacerda arrisca novos projetos. Ela faz parte do programa Beleza GG, exibido pelo canal E!. Trata-se de um reality queune três dos maiores nomes do universo da moda Plus Size do país: Fluvia LacerdaMayara Russi e Denise Gimenez. O programa acompanha a vida das modelos e mostra detalhadamente tudo o que acontece em seus cotidianos.

Quebrando rótulos

Certamente essa é mais uma forma de quebrar qualquer preconceito ou rótulos que ainda possam existir com o público Plus Size. Eu vejo o programa como uma âncora para dar continuidade ao processo de libertação na cabeça das mulheres. É um gancho para conseguirmos demonstrar o nível de profissionalismo de quem trabalha com o mercado Plus Size. Além de apontar uma nova perspectiva para as mulheres”, diz Fluvia. De fato, o programa tem uma proposta inovadora: permite que mulheres gordas sejam protagonistas, contem suas histórias e dramas pessoais. Decerto é mais um grande passo para a quebra e o questionamento de padrões estéticos. Que foram, durante muitos anos, impostos pela nossa sociedade.

A apresentadora e modelo plus size do Brasil: Fluvia Lacerda

Sentimentos

Mas como será que ela se sente em relação ao sucesso e tudo o que aconteceu na sua vida? “Àvezes a ficha não cai completamente, eu me pergunto como  isso aconteceu”. Por mais que Fluvia sempre tenha demonstrado ser uma mulher confiante e segura de si, não imaginava que se sentiria tão realizada. Sinceramente, não pensava que iria chegar tão longe. Até porque não tinha conhecimento desse mercado quando comecei a trabalhar. Não pensei que meu trabalho se tornaria algo tão potente e que mudaria o curso da minha vida por completo”, declara.

LEIA MAIS: Qual a diferença entre gorda e Plus size?

Mercado precisa evoluir

Contudo, nem tudo são flores. Fluvia Lacerda acredita que o mercado Plus Size ainda tem muito a evoluir no Brasil. Ainda existe preconceito com mulheres gordas. Mas segundo ela, não basta ter candidatas a modelo e tentar treiná-las, instruí-las: é preciso que haja uma mudança da mentalidade do mercado por inteiro. O mercado para modelos Plus Size a nível profissional no Brasil ainda engatinha”, diz. Para Fluvia, até hoje o maior desafio de sua profissão é fazer as mulheres entenderem que cada uma de nós, em sua individualidade, é igualmente bela e valiosa.

Então, percebe-se que a carreira de Fluvia pode até ter começado de forma inesperada, mas o sucesso não foi apenas fruto do acaso. Afinal, além de gostar verdadeiramente do que faz, a modelo usa seu poder de influência para se apropriar de uma luta importantíssima! Aliás, importante para todas as mulheres do mundo: a do amor-próprio e da valorização de si. Avante, Fluvia!

@fluvialacerda

Leia mais na Com Sensual:

Entrevista com a top plus size Amanda Brandão

Junte-se a nós da Com Sensual

Clique aqui e siga@somoscomsensual 

Clique aqui e cadastre-se

deixe o seu comentário