A nova era da moda: marcas sustentáveis. Quem são? O que elas têm de diferente das outras marcas?

O mundo está entrando em uma nova era de consumo consciente em que vemos cada vez mais marcas sustentáveis por aí, o que acho lindo!

Pois no mundo da moda não seria diferente, abrimos mão cada vez mais de consumir em fast fashion e damos espaço para pequenos criadores e produtores de moda consciente e sustentável.

Bambusa – @bambusa_brasil

Nesse post você conhecerá marcas sustentáveis que estão super em alta, além de diferentes formas para consumir moda de um jeito mais consciente. É revigorante incentivar a economia local e ter a consciência limpa de saber de onde seu produto está vindo, vendo os produtores crescerem também. Fora o carinho né?! Até cartinha feita à mão agradecendo a compra esse pessoal faz! Mas onde encontrar? Fica tranquila que não é difícil. O Instagram está cheio delas e tem para todos estilos. Vou apresentar alguns que estão conquistando meu coração.

 

DREW – @use_drew

Uma marca slow fashion, a Drew trabalha com reaproveitamento de tecidos descartados pela indústria têxtil, usa uma modelagem fluida, suas maiores inspirações são da natureza e acredita na moda ética como ativismo social (assim como eu!).

Emi Beachwear – @emi.beachwear

Marca de moda praia sustentável, apresenta biquínis e maiôs com DNA biodegradáveis, ou seja, o tecido se decompõe em 4 anos após descartado corretamente. Para você ter ideia da diferença: um tecido sintético demora mais de 120 anos para se decompor. Ou seja, uma peça Emi leva 30 vezes menos tempo para se decompor.

As estampas  da Emi são pintadas à mão, afim de transmitir o carinho através dos pincéis.

Bambusa – @bambusa_brasil

Loja de roupas íntimas produzidas com algodão orgânico e tingimento vegetal. A Bambusa ressalta alguns benefícios do algodão orgânico como ser livre de agrotóxicos, tem cuidado com o solo e reduz o desperdício de consumo de água. O algodão ecológico é super confortável, ótimo para uma roupa íntima.

Insecta Shoes – @insectashoes

Quem disse que sapato também não pode ser sustentável?

Pois conheça a Insecta, marca que produz sapatos ecológicos e veganos feitos a partir do reaproveitamento de material, defendem o comércio justo e incentivam novos empreendedores a trabalhar em favor do meio ambiente. Primeiramente ela veio para provar que ser consciente pode ser divertido, pois diversão é o que não falta nas estampas dos sapatos!

Hype Vintage – @hypevintagebr

Essa aqui é especial, marca da Juliana Tomazini, uma das nossas “manas colunistas” aqui da Com Sensual. Ela faz um trabalho incrível de recuperação de peças que iriam para descarte.

Reaproveitamento também é uma forma de sustentabilidade.
Pois a partir desse garimpo ela dá uma cara nova para essas peças, seja customizando ou pelo upcycling e o mais legal é o trabalho personalizado. Ela também recupera peças do seu próprio guarda roupa, imagina transformar suas próprias roupas?!

Mig Jeans – @migjeans

Falando em Upcycling, muita gente se pergunta o que que é isso. Primeiramente o upcycling nada mais é que o reaproveitamento de objetos antigos. A técnica permite exercer a criatividade e poupar o meio ambiente e a Mig Jeans é ótima nisso. A marca surgiu de duas amigas super empoderadas que juntas usaram o jeans como base para montar a Mig Jeans. O resultado é lindo vale conferir no Rio. Elas tem um LAB de customização dentro do Shopping Leblon na loja da AHLMA, que tal levar lá o seu jeans que tá parado no armário e dar uma cara nova pra ele? 

Partindo do reaproveitamento de roupas, muita gente faz um trabalho incrível de curadoria de peças em bom estado, os famosos brechós que possuem preços mais acessíveis. Vou indicar alguns perfis de brechós vintage no Instagram com roupas que atravessam gerações e são maravilhosas até hoje, afinal de contas a moda se recicla!!!

Enfim, acho que deu pra ter noção que existem muitas marcas independentes nesse mundão! Corre lá, segue essas marcas e dá aquela bombada no seu feed! O legal é que muitas dessas marcas fazem editoriais super legais e seu feed fica lindo. 🙂

Conta aí nos comentários: você compra de pequenos produtores? Quais? Indica pra gente?

Mas se você tem uma marca maneira, fala aqui, quem sabe não falamos da sua marca no próximo post? Até Breve!

LEIA MAIS: DICAS E TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM PARA O VERÃO

deixe o seu comentário