Diversidade,representatividade e empoderamento são a pauta de hoje.
Para tornar a nossa conversa ainda melhor, vamos também falar de alguém que é expert nesses assuntos: a querida Carla Lemos.

Ela é a criadora do blog Modices, um dos blogs de moda mais influentes do Brasil. Nele, Carla compartilha a moda com uma visão mais inclusiva, focada na representatividade, consumo mais consciente e referências culturais.
Ela e sua equipe – formada inclusive por leitoras – também compartilham dicas de beleza, viagens, decoração e muito empoderamento. Tudo é desconstruído e questionado, os padrões são quebrados e as leitoras são incentivadas a “criar suas próprias regras, para descobrir as próprias versões de si mesmas e experimentar sem medo”.
A jornada do amor próprio

A desconstrução é um processo que ocorre bem aos poucos e só é possível com muito diálogo. Ou seja, o caminho para uma maior representatividade e empoderamento é algo que exige paciência, inclusive de nós mesmas. Às vezes a mulher se cobra tanto que esquece que a mudança é um processo lento e deve ser gradual, mas sem que julgue a si mesma por cada erro e deslize.
O processo de empoderamento tem muito a ver com a escalada para uma melhor autoestima, mas para isso precisamos buscar nos tratar com o mesmo carinho e perdão que devemos tratar outras mulheres.
É difícil oferecer empatia, perdão e até mesmo lutar pela representatividade quando só temos críticas para a nossa pessoa. Quando apenas vemos defeitos em nossa personalidade, em nosso corpo e tentamos nos encaixar em algum padrão imposto pela sociedade, não conseguimos ter forças para lutar pelo nosso lugar de direito.
O único padrão que a mulher deve se encaixar é o de ser feliz consigo mesma e se amar incondicionalmente.
Responsabilidade na era digital
Cada vez mais eu tenho visto marcas e pessoas compartilhando sobre a importância da diversidade, empoderamento, consumo consciente, entre outras questões sociais importantes. Ou seja, há uma crescente onda de preocupação com pautas que visam melhorar a nossa sociedade como um todo.
As matérias da Carla Lemos, por exemplo, e sua postura on e offline demonstram o quanto ela se importa com o que está transmitindo para as pessoas. Isso nos traz a questão da responsabilidade social, seja por parte de empresas, produtores de conteúdo, celebridades e quem mais tem contato com o público.
Esse senso de responsabilidade deve partir tanto das marcas quanto do produtor de conteúdo que faz parcerias e do consumidor. Lá no Modices, por exemplo, a Carla tem parceiros como a Zaxy, que trouxe a sandália nude em 4 tons para a mulher brasileira e a Embelleze, uma marca de produtos de cabelo que traz uma ampla opção para as cacheadas.
Um exemplo recente e maravilhoso de empoderamento e diversidade numa marca foi o desfile icônico da Rihanna em sua marca de lingerie Savage x Fenty, mostrando para o mundo todo a sensualidade e representatividade presente em cada corpo.
Seria de extrema importância que com o passar do tempo as marcas passassem a ser tão conscientes quanto a Rihanna foi nesse desfile, abrindo espaço para a grande diversidade do mundo feminino.
Conhecimento é poder
Antes de tudo, há o fato de que quanto mais nos conhecemos, mais liberdade temos de ser quem somos. Conhecer a si mesma é ter o poder de se amar e ser feliz consigo sem que se fique presa aos padrões ainda impostos pela sociedade.
A diversidade do corpo e, vejam só, até mesmo alguns processos naturais como a amamentação e o envelhecimento ainda não são aceitos por algumas pessoas. Dessa forma, muitas mulheres ainda se cobram para mostrar algo diferente de sua natureza apenas para fazer parte do que a sociedade ainda considera “normal”.
Inegavelmente o normal é você ser feliz, saudável, ter sucesso na carreira que escolher, poder andar na rua sem se sentir fora de alguma “regra”, entrar numa loja e ter diversidade de produtos para você escolher.
Mas até que se chegue a esse ponto, você também faz parte do processo da mudança. Dessa forma, você precisa estar em constante diálogo e contato consigo e com todas as outras mulheres incríveis que você conhece.
Sororidade
O autoconhecimento e a sororidade é o que realmente vão te levar pra frente para conquistar qualquer objetivo. Inclusive, lá no Modices tem 7 dicas incríveis que você pode colocar em prática desde já!
Esse é um caminho longo e exige paciência, diálogo e muita empatia. Procure entender melhor sobre você e também sobre aquela amiga que está do seu lado! A diversidade no mundo feminino é muito grande, ou seja, você não está sozinha.
Lembre de falar, mas também ouça e respeite a mulher ao lado de forma que acrescente ao debate, não a agrida. Ela também luta por muitas das coisas que você está lutando e, no fim, o objetivo é sempre melhorar, certo?
E você, costuma fazer algo para se perdoar, aceitar e amar do jeitinho que é? Quais são as suas maiores dificuldades? Se sente representada pelas marcas que consome/gostaria de consumir? E o que tem feito para ajudar as mulheres incríveis que estão do seu lado?
Mas convido você para bater um papo aqui nos comentários, sinta-se livre para compartilhar o que quiser.
Então vamos crescer juntas, afinal de contas isso é ser Com Sensual 😉
Beijo grande e até a próxima!
