Conhece o Valentine’s day? O dia dos namorados em alguns países. Saiba como e quando são celebrados aqui no Brasil.

Você já parou para pensar no porquê de aqui no Brasil comemoramos o dia dos namorados numa data diferente do restante do mundo? Ou no motivo de no exterior a data ser conhecida como Dia de São Valentim, o Valentine’s Day? Então aproveite o post de hoje para conhecer mais sobre essa tradição que oferece ideias criativas e formas diversas de demonstrar afeto e carinho.

Origem

Há muitas teorias sobre o início da tradição do Dia de São Valentim ou Valentine´s Day. Por certo a mais conhecida e popular é a que durante o Império Romano São Valentim era um bispo. Além disso, foi proibido de realizar casamentos pelo Imperador Claudius II, que acreditava que homens casados se tornavam soldados piores. Mesmo assim, ele continuou com as celebrações de forma secreta mas acabou preso e condenado à morte. Na prisão, teria recebido diversas correspondências de casais apaixonados. No entanto São Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.

O chamado Valentine’s Day começou a ser celebrado no século V – o primeiro dia oficial do santo foi declarado em 14 de fevereiro de 496 pelo Papa Gelásio.

Há quem diga também que a comemoração foi criada como uma resposta a uma tradição antiga. Já que teria se originado em um festival romano de três dias chamado Lupercalia. O evento, ocorrido no meio de fevereiro, celebrava a fertilidade. Em síntese, seu objetivo era marcar o início oficial da primavera. Como parte das celebrações, jovens sorteavam nomes de garotas misturados dentro de uma caixa. Os dois então se transformavam em namorados durante a festa, e podiam até casar.

Nos séculos seguintes, a Igreja decidiu erradicar celebrações pagãs e por isso transformou o evento em uma festa cristã, em homenagem a São Valentim.

Dia dos Namorados X Valentine’s Day

Conheça a história do Valentine's Day, dia dos namorados fora do Brasil e celebre seu amor em dobro esse ano!
Rihanna

Enquanto o Valentine´s Day é comemorado mundialmente no dia 14 de fevereiro, aqui no Brasil a data correspondente é o Dia dos Namorados. Nós comemoramos essa data no dia 12 de junho, mas você já parou para pensar no por que dessa diferença?

Pois desde 1948 o país celebra essa data romântica em junho coincidindo com a véspera do Dia de Santo Antônio. Famoso por ser o santo casamenteiro, mas o motivo não é religioso.

Embora pareça uma data cheia de significados, trata-se de uma estratégia comercial de um publicitário contratado na década de 40 por uma loja. Decerto o objetivo era melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas.

Atualmente, o “Dia dos Namorados” já é a terceira melhor data para o comércio no país. Fica atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Tradições

Por se tratar de uma comemoração antiga, alguns países tem suas próprias tradições para a data. Abaixo você confere uma lista das mais comuns:

Escócia: “True-Love-Knot” (nó do amor verdadeiro)

Uma antiga tradição de pescadores diz que seu amor vai durar o tempo que dois pedaços de corda permanecerem unidos por um nó. Essa tradição é tão popular que esses nós também são vendidos em forma de joias hoje em dia.

EUA: Cartões caseiros, feitos pela própria pessoa

Os norte americanos tem a tradição de fazer os próprios cartões nesta data. Assim mostram o quanto se empenham pelo amor ou pelos amigos.

Inglaterra: Poesia romântica

Poesia é a forma favorita dos ingleses de demonstrar amor. Um presente feito por você que demonstra todo sentimento envolvido no relacionamento.

O melhor de todas essas tradições é que elas podem ser combinadas com presentes comprados, dando a eles mais significado.

Conheça a história do Valentine's Day, dia dos namorados fora do Brasil e celebre seu amor em dobro esse ano!

Presentes

Como a origem do Dia de São Valentim é muito anterior ao Dia dos Namorados no Brasil, por lá essa é uma data de muitas tradições. Neste dia, todas as formas de amor e amizade são celebradas. O item mais comprado para presentear ainda é o tradicional cartão de São Valentim. Em segundo lugar, ficam doces (chocolates ou balas) e em terceiro, flores.

Conheça a história do Valentine's Day, dia dos namorados fora do Brasil e celebre seu amor em dobro esse ano!
Rihanna

O Valentine’s Day gera tanto marketing nos EUA que influencia e movimenta o mercado brasileiro. Movimento reforçado pelo alcance das redes sociais. Com essa data cada vez mais presente entre nossas tradições vale ressaltar a lingerie como um presente bastante procurado. Algumas marcas lançam linhas especiais para a data.

A cantora Rihanna lançou neste ano uma das coleções comemorativas mais aguardadas, a linha de Valentine’s Day da Savage X Fenty , sua marca de lingerie inclusiva. A coleção que conta com modelos de camisolas, calcinhas, sutiãs e bodies com estampa de coração, recortes e transparências contempla todos os tipos de corpos.

Em território nacional, a Valisere  tem uma linha especial chamada Valentine e marcas como a italiana Intimissimi vendem coleções especiais para a data.

Animada para comemorar após entender mais sobre as datas? Conta aqui nos comentários qual foi a sua comemoração mais especial!

Links interessantes:

Valentine’s Day 

Dia dos namorados

“True-Love-Knot” :

 

deixe o seu comentário