Dia do Trabalho! Uma ode às mulheres brasileiras referências no mercado de moda e beleza

Dia do Trabalho! Uma ode às mulheres brasileiras referências no mercado de moda e beleza

No dia primeiro de maio é celebrado o Dia Internacional do Trabalho. Aliás, a origem deste feriado tem raiz no movimento operário do final do século 19. Enfim, época em que trabalhadores se uniram para exigir “oito horas para trabalho, oito horas de lazer e oito horas de descanso”.

Força de trabalho feminina

Atualmente, nós mulheres, ainda representamos menos de 40% da força de trabalho no Brasil. Assim, apesar dos avanços nos direitos das mulheres no ambiente do trabalho, fica claro que ainda existe muita luta pela frente e que somos capazes de transformar desafios e obstáculos em oportunidades.

Além disso, segundo dados do Sebrae, mulheres empreendedoras comandam mais da metade dos novos negócios no Brasil e a lista de mulheres empreendedoras bem sucedidas no país não para de crescer. Por isso, para celebrar a mulher no Dia do Tabalho, nós da Com Sensual aproveitamos este espaço para para homenagear e dar visibilidade a mulheres empreendedoras e trabalhadoras e suas histórias inspiradoras.


Renata Abranchs – Bureau de Estilo e RIOetc

Dia do Trabalho! Uma ode às mulheres brasileiras referências no mercado de moda e beleza


Carioquíssima, Renata Abranchs é consultora de moda, escritora e empreendedora. Além disso, é formada em em Belas Artes e Estilismo, em 1997 deu vida ao Bureau de Estilo – referência em consultoria de moda e branding no Brasil. Desde 2004 promove os Encontros de moda, onde tópicos relacionados a indústria de moda. Assim, temas como sustentabilidade e tendência são discutidos com propriedade.
Renata também é co-criadora do icônico RIOetc – o guia mais queridinho quando o assunto é streetstyle e coolhunting. Bacana, não? Mas o projeto mais importante da Renata surgiu em 2014, quando, em parceria com a Rhodia, lançou o movimento #FeitonoBrasil: “um movimento a favor de uma indústria têxtil unida e potencial geradora de riqueza financeiras e culturais para o nosso país”. Além disso a intenção do projeto é resgatar o orgulho e incentivo à produção local, incentivando uma moda mais consciente, sustentável e autêntica. O movimento tem apoio de estilistas como Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga.


Jane Muniz – Spa das Sobrancelhas

Dia do Trabalho! Uma ode às mulheres brasileiras referências no mercado de moda e beleza


Empreender no Brasil não é fácil e Jane Muniz aprendeu isso em primeira mão. Jane perdeu a mãe ainda aos oito anos e precisou batalhar desde cedo para ajudar a família. Durante a adolescência teve empregos como vendedora de bijuteria e secretária. Mas foi trabalhando em perfumaria que ela teve o primeiro contato e se apaixonou pelo mundo da beleza. Sua primeira empreitada como empreendedora aconteceu 2001, quando inaugurou seu primeiro de salão de beleza em parceira com o marido. O negócio deu certo e o casal decidiu comprar outro ponto. Fail! Jane e o marido faliram, mas não desanimaram. “Nós temos que reconhecer nossos erros e ter força para voltar. Não adianta viver se lamentando pelo o que não deu certo”, contou para a revista Empresa e Negócios.
Enfim, depois de meses trabalhando apenas para pagar dívidas, Jane identificou uma demanda específica no mercado e decidiu investir em um nicho específico da beleza: sobrancelhas. Aliás, deu muito certo! Atualmente o SPA da Sobrancelha tem 400 lojas da rede espalhadas por todos os estados brasileiros e rendem um faturamento de R$ 93 milhões anuais.


Zica Assis – Instituto Beleza Natural

Dia do Trabalho! Uma ode às mulheres brasileiras referências no mercado de moda e beleza


Idealizadora e dona do Instituto Beleza Natural, Zica Assis hoje é conhecida como uma das empresárias mais bem sucedidas do Brasil, mas seu sucesso não caiu do céu. Zica teve uma infância difícil. Contudo, precisou se tornar independente ainda criança e aos nove anos de idade começou a trabalhar como babá para ajudar a família. Aos 21, fez curso de cabeleireira para aprender a cuidar do próprio cabelo e com o novo conhecimento adquirido, passou a se dedicar à criação de métodos e produtos inovadores exclusivos para o cabelo crespo e cacheado. O que começou como hobby virou coisa séria e em 1993 Zica abriu o seu próprio salão de beleza, hoje conhecido como Instituto Beleza Natural. Com 27 anos de mercado e mais de 100 franquias pelo Brasil, o Instituto Beleza Natural é referência no mercado de beleza. Zica é reconhecida como uma das dez empresárias mais poderosas do país pela revista Forbes, é sem dúvida uma das mulheres mais inspiradoras do Brasil.


Karina Gallon – Peita


A Peita surgiu como hobby entre as amigas. Mas em pouco tempo transformou a designer Karina Gallon uma empreendedora de e-commerce. A história começou em 2017, quando Karina investiu R$300 na produção de camisetas com frases feministas. Foram fabricadas apenas quinze camisetas, para ela e algumas amigas. Mas a repercussão foi grande e a demanda logo surgiu. Lembra das camisetas “Lute Como Uma Garota”, onipresente nas manifestações de 2017? Então, foi ali que nasceu a Peita, marca que hoje vende cerca de 1,5 mil peças por mês. Hoje a empresa conta com a linha completa que além de camisetas, conta também com adesivos, ecobags e bottons. Como empreendedora e empregadora, Karina considera importante inspirar outras mulheres a trabalharem com ela e por isso a linha de produção da Peita é majoritariamente feminina.

Então, gostou de conhecer melhor essas mulheres inspiradoras? Incrível, né?

Leia mais na Com Sensual:

Premio Weps Brasil, mulheres no poder!

Bolsas no Shop Com Sensual

Junte-se a nós da Com Sensual: 

Clique aqui e siga@somoscomsensual

Cadastre-se aqui!

Aproveite já as vantagens de lançamento!

Clique aqui no logo a seguir e visite o:


deixe o seu comentário

UM LANÇAMENTO ESPECIAL
DA NOSSA LOJA COM SENSUAL.


Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais

Email

Nome

Sobrenome

Todos os campos são obrigatórios