MODA, AMBIENTE E SOCIEDADE É O TEMA DA MAIS NOVA SÉRIE DE ARTIGOS DA NOVA COMSENSUAL.

É com imenso prazer que apresentamos um novo espaço de reflexão na NOVA COMSENSUAL.

Temos como objetivo desenvolver uma série sobre a moda e as questões ambientais contemporâneas, dando ênfase às problemáticas concernentes às transformações para sociedades sustentáveis.

Responsabilidade socioambiental é o novo pilar da NOVA COMSENSUAL. Veja Sobre.

Dentre outros temas altamente relevantes, abordaremos assuntos como mudanças climáticas, políticas públicas ambientais, biodiversidade, degradação ambiental, energia e ambiente, consumo sustentável, relações internacionais, mídia, movimentos ambientalistas, desenvolvimento e sustentabilidade, democracia, desigualdade social, direitos humanos, coprodução, energia sustentável.

Além disso, a ideia é, principalmente, socializar as experiências relacionadas a estes temas por meio dos pesquisadores e estudos, assim como temas estudados por vários convidados jovens e experiências de várias empresas, profissionais e instituições do Brasil e do mundo.

Nesse momento de ataques à Ciência, é de enorme relevância esse espaço para discutirmos “a boa ciência” da área ambiental feita em nosso país e pelos melhores quadros, assim como temas das políticas públicas voltadas à sustentabilidade e também ações sociais importantes que visem à transição para sociedades sustentáveis.

Também contamos com leitores e leitoras, com profissionais e instituições de ensino e  colegas de alto nível para colaboração nessa empreitada.

Confira abaixo os artigos da série

“MODA, AMBIENTE & SOCIEDADE,

que serão publicados em 2022:

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Saiba abaixo quem são, na medida que forem publicados tais artigos:


Segue o primeiro artigo da série:

A indústria da moda contribui com 10% do total de emissões de gases do efeito estufa e com 20% da poluição nos oceanos e mares.

O documentário “The True Cost”, disponível no Netflix, lança luz sobre essas questões.

O movimento Fashion Revolution, pressiona marcas por mais transparência no mercado da moda. A Clean Clothes Campaign promove a melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores da indústria.

No Brasil, ONG Repórter Brasil desenvolveu um aplicativo em que avalia marcas se acordo com o uso de mão-de-obra análoga à escravidão, além de publicar matérias sobre o assunto. Mais responsabilidade, ética e justiça na moda é assunto de todos.

Os atores da moda e beleza devem atentar, para as seguintes responsabilidades dos produtos:

Ecologicamente correto: Extrair matéria-prima, produzir, vender e descartar levando em conta que vivemos em um planeta cujos recursos naturais finitos, e que desenvolvimento sustentável implica em usufruir de tais recursos sem comprometer as gerações futuras.

Socialmente justo: A moda é hoje a indústria mais dependente de mão-de-obra e os direitos mínimos dos trabalhadores precisam ser respeitados.

Economicamente viável: além dos dois aspectos acima as empresas precisam se manter competitivas e luvcrativas, com respeito aos direitos dos seus colaboradores, governo, acionistas e consumidores. Os fundos de ações das empresas sustentáveis em geral são as mais rentáveis.

“Sustentabilidade é vista como algo bom, desejável, consensual.  Também pode ser considerada a nova ordem de eficiência econômica que beneficia todos os cidadãos, em vez de beneficiar poucos em detrimento de muitos” Schweigert (2007)  Sustentabilidade ambiental na cidade

São necessárias mudanças fundamentais para que a sustentabilidade na moda e na beleza, segmento dentre os três mais poluentes do nosso planeta, provoquem impactos positivos de forma significativa no meio-ambiente.

Você sabia que o setor de moda e beleza é responsável por 20% do total de desperdício de água e por 8% dos gases de efeito estufa global? Sendo a segunda indústria mais poluente do planeta, atrás apenas do setor petrolífero? E que ainda 30% da viscose é de árvores de florestas nativas ameaçadas de extinção?

Fonte: Fashion Revolution

Acompanhe! E nos mande suas duvidas e impressões.

Deixe um comentário abaixo, e/ou nos envie um email para contato@comsensual.com.br , nos indicando quem você considera #AMANTESdaNATUREZA DE MODA & BELEZA, para que possamos avaliar junto a nossa curadoria e então incluir em nossos artigos.

No final do ano vamos eleger de forma consensual através de um júri especializado e do público pelo Instagram em  @somoscomsnsual e #amantesdanatureza, os 3 melhores de cada grupo, os quais receberão placas e prêmios patrocinados pelos nossos parceiros.

Ser  consensual é também tudo aquilo de bom senso e que seja do senso comum! 

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