Mulheres na Liderança das Empresas: conheça inspirações reais.

Nada como ser uma empreendedora para tentar entender o que é estar na liderança de uma empresa, até porque empreender sozinha já é um passo bastante difícil. Posso afirmar isso porque eu mesma me tornei uma microempreendedora e desde o começo do ano venho sentindo na pele o que é estar no comando de um projeto. Afinal, nada vem fácil nessa vida.

É claro que nada se compara, por exemplo, às mulheres que lideram grandes equipes, em sua maioria masculina. A verdade, porém, é que antes de sermos mulheres de negócios, temos uma vida pessoal que envolve lidar com hormônios, filhos, parceiros e tarefas de casa. Enfim, somando tudo, estar na liderança parece uma missão quase impossível!  

Felizmente, as mulheres estão ganhando cada vez mais destaque no mercado. Provando que podem fazer a diferença na liderança de grandes empresas.

No post de hoje você conhecerá o trabalho de mulheres que vem abrindo caminho e conquistando seu espaço no mercado de trabalho liderando empresas de sucesso.

Líderes Natas

De acordo com um estudo realizado pela Consultoria McKinsey em 2017 que analisou mais de mil empresas em 12 países, mulheres em cargos de liderança aumentam em 21% o desempenho financeiro das empresas. Contudo, em outra pesquisa mais recente elaborada pela HSD Consultoria ficou provado que as mulheres exibem perfis de personalidade menos propensos a desvios de conduta, oferecendo menos riscos para as organizações.

De olho nessas pesquisas, grandes marcas dos ramos de beleza e moda tem  nomeado mulheres para cargos de chefia. Pois é o caso da gigante dos cosméticos Revlon. Por exemplo, a marca em maio deste ano nomeou Debra Perelman como CEO da companhia, a primeira mulher a assumir o cargo em 86 anos de existência da marca.

Falando na indústria da moda “apenas 41% das maiores marcas do mundo são comandadas por mulheres” (segundo pesquisa de 2015 do Business of Fashion sobre as 50 grifes mundiais). Aqui no Brasil, Lenny Niemeyer dá exemplo desde 1991, quando fundou sua marca homônima de moda praia que hoje é exportada para diversos lugares do globo. Neste ano, Lenny foi premiada internacionalmente com o prêmio Designer of the Year na Feira Internacional de Beachwear Mode City, em Paris, tornando-se a primeira estilista brasileira a receber o prêmio.

Uma Nova Geração de Líderes

Mais do que um exemplo, Lenny Niemeyer abre caminho para jovens mulheres empoderadas e com grandes ideias. Um exemplo é o caso de Patrícia Multedo empresária e designer carioca idealizadora da Kora Swim, marca de beachwear de DNA minimalista e atemporal. Além de investir na produção manual das peças a empresa valoriza a mão de obra feminina e a sororidade no ambiente de trabalho.

Quando perguntada sobre seu papel na liderança da empresa, Patrícia disse: “Na verdade não me vejo em um lugar distante das outras colaboradoras dentro da marca. Na empresa valorizamos muito o processo: da responsável pela criação da peça, a que idealiza uma linguagem jovem e com propósito. De fato a sororidade é algo muito presente entre nós. E o retorno do nosso trabalho é algo inevitável quando feito com amor e verdade. Me sinto muito feliz em fazer parte de uma marca que não vende apenas roupas, mas que toca diretamente as pessoas com sua a sensível comunicação”.  

O diferencial feminino

O diferencial da Kora Swim está na equipe, composta apenas por mulheres:

Para nós é algo transformador e estimulante, visto que o universo feminino é algo tão emocional, inspirador, e sem limites. A equipe toda feminina foi uma escolha, e estamos muito satisfeitas por nos fortalecermos diariamente”, completou Patrícia.

Além do mercado, as redes sociais vem expandindo os horizontes para muitas mulheres. A visibilidade de influencers como Kylie Jenner e Bella Hadid, levou a marca de moda fitness australiana P.E. Nation a ganhar destaque na Semana de Moda de Paris. Criada pela dupla Pip Edwards e Claire Tregoning a marca foi pensada para se adequar ao dia a dia corrido de muitas mulheres, transformando peças esportivas em peças fashion e funcionais.

Mulheres na Liderança das Empresas: conheça inspirações reais
Mulheres na Liderança das Empresas: conheça inspirações reais

Com esses dados fica fácil constatar que apesar do êxito alcançado por pessoas do sexo masculino em áreas predominantemente femininas é interessante ver cada vez mais mulheres ocupando esses espaços. Afinal, nada melhor do que alguém do sexo feminino para entender as necessidades e os hábitos de consumo de suas semelhantes. Seguimos inspiradas e na esperança de num futuro próximo ver ainda mais mulheres na liderança de grandes empresas.

Você também é líder de alguma empresa ou conhece alguma “mulher maravilha”? Marque-a aqui para a  Com Sensual conhecê-la!!!

LEIA MAIS: DICAS INCRÍVEIS PARA COMEÇAR SUA CARREIRA

deixe o seu comentário