Outubro Rosa: conheça AHO, websérie e livro da jornalista Daniella Zupo

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é investir em hábitos saudáveis e evitar alimentos gordurosos, fazer exercícios físicos, evitar bebidas alcóolicas e tabaco.

Quando detectado nas etapas iniciais, as chances de cura  do câncer de mama aumentam.

Toda mulher deve fazer o autoexame de mama a partir dos 20 anos de idade com frequência mensal. Ele não substitui o exame clínico que deve ser feito a cada dois anos a partir dos 30 ou 35 anos.

Uma história emocionante e surpreendente é a da jornalista mineira Daniella Zupo, que descobriu o câncer de mama no auge da carreira e precisou mudar toda sua rotina para se cuidar. Sua trajetória virou uma websérie chamada Amanhã Hoje é Ontem (AHO), que posteriormente virou um livro lançado em 2017.

Abaixo um relato emocionante da própria Daniella Zupo, não deixe de ver os vídeos também!

“O que você faria se fosse diagnosticado subitamente com um câncer? Imagine que você tem uma vida saudável, não possui histórico familiar da doença, faz controle regularmente e considera que isso é algo que nunca vai lhe acontecer. Mesmo assim, acontece. Você recebe a notícia e precisa começar imediatamente um tratamento longo e agressivo. Foi isso o que aconteceu comigo no final de 2015.

Na época eu estava no que se costuma chamar de “auge” da produtividade. Trabalhava intensamente como apresentadora e coordenadora de pauta de um programa diário de TV, do qual tive que me afastar, semanas depois de receber o diagnóstico, para me dedicar exclusivamente ao tratamento. E uma filha então com 9 anos em meio a todo aquele sofrimento. O primeiro sentimento? Que a vida tinha me dado uma bolada nas costas. Hoje sei que foi a experiência mais difícil da minha vida, porém a mais reveladora e transformadora também.

Após o diagnóstico, iniciei imediatamente um tratamento que incluía sessões de quimioterapia, radioterapia e duas cirurgias. Até hoje sou grata ao meu médico, Dr. Roberto P. Fonseca, pela precisa e rápida condução de meu tratamento, que me deu chances de lutar pela vida. Lamento que no Brasil existam milhares de mulheres que não tenham a mesma sorte.

Da mesma forma que a vida é imprevisível, é também inspiradora, e o que poderia ser “apenas“ a minha traumática experiência pessoal, tornou-se uma história que tem apoiado outras pessoas que enfrentam a mesma jornada. Amanhã Hoje É Ontem – a websérie e, agora, o livro – me acompanham na superação diária pelos caminhos da cura. Uma cura ampla, que inclui corpo físico, emocional e espiritual. Hoje entendo que todos nós precisamos dela. Por isso talvez, pra minha grata surpresa, o caminho de AHO! inclua tantas pessoas que nada sabem da experiência de um câncer.

O que eu posso dizer a você, que enfrenta o diagnóstico: aceite-o. A negação só vai te fazer perder um tempo precioso. Quando você admite para si mesmo que aquilo é real, passa a se concentrar na cura.

E o que dizer a qualquer um que adentre o caminho de auto conhecimento das trilhas de AHO!? Amanhã Hoje É Ontem, título inspirado em uma pergunta feita por minha filha, quando bem pequena, foi a grande afirmação que esse caminho me ensinou. Tudo à nossa volta está conectado e tudo vai passar. Só precisamos aprender a respirar fundo e nos alimentar dessa força que a natureza nos revela diariamente, feita de ciclos, eternos recomeços.

Sou grata pela vida. Aqui e agora.”

Daniella narra com uma força absurda o enfrentamento de uma doença que muda toda a estrutura familiar, emocional e física. A websérie fala por si só e é extremamente tocante.

Conheça a web série: http://www.amanhahojeeontem.com/AHO/serie/

E para comprar o livro acesse o link: http://www.amanhahojeeontem.com/AHO/livro/

Conhece alguém que precisa conhecer esse relato? Marque ela aqui nos comentários. Não custa reforçar: se toque todos os meses, não apenas no outubro rosa.

 

LEIA MAIS: IGUALDADE DE GÊNERO, O QUE É ISSO, AFINAL?

deixe o seu comentário