TÊXTEIS & TECIDOS NA MODA SUSTENTÁVEL #CAPÍTULO 4

“A Sustentabilidade das Fibras Têxteis e dos seus Tecidos na Moda Sustentável”.  
Este conteúdo tem como objetivo contribuir com as coleções responsáveis das confecções sustentáveis e para clientes conscientes.
^clique na imagem^

Confira as características, como aplicação e grau de sustentabilidade, das fibras mais utilizadas nas nossas roupas: as FIBRAS SINTÉTICAS.

Tudo o que você precisa saber sobre os impactos no ambiente das fibras de: poliéster; poliamida; e elastano. Também das recentes tecnologias que tornam a poliamida biodegradável, assim sustentável, e o elastano da Lycra bem menos impactante.

Além do vestuário, o poliéster é usado como matéria-prima na produção de garrafas de plástico (garrafas PET). Seu uso tem impactos ambientais que vão desde sua produção até seu descarte.

Na produção do poliéster são emitidos compostos orgânicos voláteis (VOC)  e efluentes contendo antimônio.

E seu uso, o descarte correto e incorreto, geram um material nocivo a humanos e animais: o microplástico.

^clique na imagem^

Quais peças produzir para atender ao seu negócio?

Alinhar às tendências atuais, com estilos criativos, tendo em vista o conforto e bem-estar do usuário.

Requerem cuidados especiais: separar peças por cor; lavar com as mãos em água fria com sabão neutro e secar na vertical. Obs.: alcalinos soltam corantes das fibras; podem desbotar e manchar. Evite torcer as peças. Apenas espremer levemente retirando excesso de água; não deixar de molho. Não guardar úmida / molhada; não confeccionar com cores contrastantes.

^clique na imagem^
^clique na imagem^

Conclusão: a poliamida biodegradável comparada à convencional é uma opção bem mais sustentável e saudável para os seres vivos.

^clique na imagem^
A indústria têxtil se volta ao mercado interno e traz novas tecnologias à moda, com peças mais sustentáveis e duráveis. É o caso da Lycra, que busca novos meios de atualizar seu portfólio. Caminhando para oferecer conforto, a empresa voltou nos últimos tempos à sustentabilidade.
Malha superleve com toque macio, o PLUME® STA. é transparente e opaco. A mistura de poliamida com LYCRA® torna-o mais elástico, podendo ser usado em peças como segunda pele, soltas ou até sobrepostas. Sensual ou romântica, a transparência até pode aparecer em detalhes com looks diferenciados na mistura de outros tecidos.

Você sabia que as Fibras Sintéticas de origens de recursos fósseis, notadamente do petróleo, são altamente prejudiciais ao meio-ambiente? Que o poliéster é um tecido termoplástico e seu descarte se transforma em microplásticos que poluem os oceanos e seus seres vivos e demoram 400 anos para se degradar nos aterros sanitários?

E também sabia que a tecnologia da Rhodia, a Amni Soul, é a poliamida sustentável que se decompõe em apenas 3 anos (enquanto a poliamida convencional em 50 anos) é uma tecnologia brasileira recente e já utilizada mundialmente em peças de moda intima e moda praia também?   Conta para a gente aí nos comentários! E se você tem alguma dúvida, estamos a sua disposição, para esclarecer melhor.


Foto da Capa: “Oceano de plástico” Staudinger + Frank
Continua no Capítulo 5. O próximo desta série de Conteúdo ComSensual:
“A Sustentabilidade das Fibras Têxteis e dos seus Tecidos na Moda Sustentável”
^Clique na imagem para o Capítulo 5^

Hashtags: #sustentabilidade #modasustentável #modasustentavel #esg #slowfashion #modaconsciente #fibrasnaturais #soudealgodao #modafeminina #modaatemporal #tendenciasdemoda #lookinspiração


 

deixe o seu comentário