“A Sustentabilidade das Fibras Têxteis e dos seus Tecidos na Moda Sustentável”.
Este conteúdo tem como objetivo contribuir com as coleções responsáveis das confecções sustentáveis e para clientes conscientes.
Confira as características, como aplicação e grau de sustentabilidade, das fibras mais utilizadas nas nossas roupas: FIBRAS TÊXTEIS NÃO-NATURAIS ARTIFICIAIS.
Tudo o que você precisa saber sobre os impactos no ambiente das fibras de: Viscose Convencional; Viscose Responsável, Modal e Fibra de Lyocel.
Viscose é proveniente da celulose, presente em madeiras que podem vir de florestas primárias de desmatamento. E possuem pouca resina ou mesmo através do línter (semente do algodão) e o seu manejo pode causar danos à saúde pela manipulação de soda cáustica e do ácido sulfúrico.
Para o meio ambiente, o processo de fabricação da viscose emite sulfeto de carbono e gás sulfídrico, há um grande desperdício de água e a sua durabilidade é baixa o que impede a sua reciclagem.

Muitas empresas têxteis passaram a refletir sobre uma viscose que seja realmente sustentável. Saiba mais, e principalmente adiante, sobre a Viscose Sustentável.


A versatilidade do tecido leva a ampla aplicação, Como é produzida em larga escala gera impactos ambientais.
Contudo a viscose LENZING™ ECOVERO™ da Lenzing traz importantes diferenciais à indústria têxtil, pelas práticas sustentáveis estabelecidos pela empresa. A fabricação dessa viscose exige rígidos padrões ambientais que garantem uma produção ecologicamente responsável. Conhecida por alguns dos seus principais benefícios:
- A madeira e a celulose são de manejo sustentável e de florestas certificadas;
- A água é purificada em estações de tratamento e seu consumo é 50% menor comparada com viscose comum
- Sua produção emite 50% menos CO2;
A energia contida na madeira é usada para operar as instalações, tornando-as autossuficientes em energia.
Algumas marcas famosas oferecem peças confeccionadas com essa viscose responsável.


A Lenzing Fibers, empresa austríaca produtora de fibras celulósicas que fornece fibras para a produção da família de tecidos Eco-friendly da Santaconstancia do Brasil, é especialista na produção da fibra Modal®.
O segredo do sucesso da produção desta fibra é a matéria-prima.
O Lenzing Modal® é elaborado através da celulose extraída de reflorestamento da madeira de faia – árvore conhecida como a “mãe da floresta”, uma árvore da Europa, extremamente resistente a pestes que não causa danos ao meio ambiente. Posteriormente, a celulose é processada na fábrica da Lenzing. A empresa produz sua própria polpa e tem o controle de todo o processo de produção – da madeira à fibra. Esse processo contribui imensamente para a qualidade da fibra Lenzing Modal® e das suas propriedades, responsáveis pela delicadeza e maciez.
Os tecidos c/ fios de Modal podem ser: lisos, mesclados ou estampados.

Você sabe o que é o Tecido Modal?
TENCEL™ Modal: sustainability with superb softness

Liocel: o que é essa fibra natural e como cuidar?

O Casaco Aquamarine é uma peça-desejo, a queridinha da coleção. Traz uma riqueza de detalhes que traduzem bem uma essência autêntica e divertida!
Possui botões de pressão internos, cadarço de algodão nos punhos e na gola e um forro lindo, que é um destaque à parte.
Em conjunto com a saia Aquamarine fica um espetáculo. Indicamos usá-lo com blusa por baixo.
Composição: 73% liocel + 27% algodão
Você sabia que as Fibras Não-Naturais de origens de recursos naturais, são considerados artificiais, porque sofreram transformações químicas pelo homem? E que a viscose convencional leva 200 anos para se degradar nos aterros sanitários?
E também sabia que a tecnologia da emopresa austriaca Lenzing , criou a viscose responsável entre outras fibras artificiais como o Modal e o Lyocel que levam no máxino 3 anos para se degadar? Conta pra gente aí nos comentários se você conhece algumas outras vantagens e desvantagens dessas fibras! Ou se conhece alguma outra fibra artificial que seja sustentável e interessnte para ser produzida pelas confecções responsáveis. E se você tem alguma dúvida, estamos a sua disposição, para esclarecer melhor.
Continua no Capítulo 6. O próximo desta série de Conteúdo ComSensual:
“A Sustentabilidade das Fibras Têxteis e dos seus Tecidos na Moda Sustentável”

Hashtags: #sustentabilidade #modasustentável #modasustentavel #esg #slowfashion #modaconsciente #fibrasnaturais #soudealgodao #modafeminina #modaatemporal #tendenciasdemoda #lookinspiração
