Dia do meio ambiente: Biojóias do Brasil

Dia 05 de junho é comemorado o dia do meio ambiente. Entretanto a data surgiu com o objetivo principal de chamar a atenção da população para os problemas ambientais. Primeiramente para alertar sobre a importância da preservação dos recursos naturais.  Enquanto muitas pessoas consideravam esses recursos inesgotáveis. Mas já percebemos na pele que não é né!?

É importantíssimo nos preocuparmos com TUDO que consumimos. Inclusive no mundo da moda e acessórios. Visto que há muitas alternativas sustentáveis e ecológicas no nosso país. Além de super bonitas para você arrasar em um look sustentável. 

Dia do meio ambiente: Biojóias do Brasil

 

Alternativa sustentável

Uma alternativa incrível que vem ganhando espaço no Brasil são as biojóias, já ouviu falar?

São acessórios de joalheria produzidos de maneira artesanal com materiais orgânicos de origem vegetal ou animal. Aliás, as biojóias misturam uma enorme variedade de materiais orgânicos. Podemos citar: sementes, frutos secos, lascas de madeira, bambu, fibras vegetais, capim, casca do coco, couro, ossos, penas, escamas, madrepérola, conchas, entre outros insumos.

A busca de matérias-primas é feita de forma sustentável. Certamente não agride o meio ambiente e nem o meio social.

As Biojoias do Brasil são referência mundial. Aliás, elas se caracterizam pela valorização da cultura brasileira. Nosso país tem recursos naturais imensuráveis. No entanto, as biojoias hoje, são elaboradas e comercializadas em praticamente todo o território nacional.

Além disso a maior parte da produção de biojoias está concentrada em determinadas regiões do Brasil. Inegvelmente há comunidades que se beneficiam da atividade, gerando emprego e renda.  Um caso super legal são as cooperativas de mulheres que produzem e comercializam biojoias. 

Dia do meio ambiente: Biojóias do Brasil

Cooperativas

A cooperativa Xambiart  é uma cooperativa de mulheres da região de Xambioá. O projeto ecossocial conta com um grupo de cerca de 20 artesãs da região de Alto Bonito, em Xambioá. Essas mulheres possuem um enorme conhecimento de manuseio das plantas. Elas saem de lá com diversas capacitações, desde a retirada de matéria-prima da natureza de forma sustentável, até a produção e comercialização das peças.

Atualmente suas peças são comercializadas no Shopping Capim Dourado, em Palmas (TO) no estande “Brasil Original”. O projeto foi criado pelo Sebrae para valorizar artigos regionais e incentivar pequenos grupos produtivos. As peças ficam em exposição com outros produtos de diferentes empreendimentos.

Essa e muitas outras cooperativas de mulheres você encontra na Rede Artesol uma organização sem fins lucrativos que promove e incentiva o artesanato tradicional brasileiro. Focada em sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural, o objetivo é promover autonomia dos artesãos e os tornar futuros empreendedores.

Ou seja, vale conferir o site e conhecer todo o projeto. 

Dia do meio ambiente: Biojóias do Brasil

Quem faz

As biojoias são produzidas por artesãos que valorizam a cultura e a diversidade da matéria-prima de cada região. Elas unem uma consciência ambiental com um design criativo. Cada biojoia é única. São feitas de maneira artesanal e cuidadosamente planejadas. Peças como colares, brincos, anéis, entre outras, quanto mais criativa, mais valor agregado. 

Já existe no mercado até um profissional conhecido como “biodesigner”. Ele assessora o artesão para buscar os insumos na natureza e se responsabiliza com meio ambiente. Orienta aos cuidados para que as biojoias tenham qualidade e durabilidade. Afinal de contas, mexer com matérias-primas natural é complicado e elas devem estar livres de fungos além de não germinar. 

O mercado

O mercado vem se expandindo e valorizando, algumas marcas incluem em suas Biojoias matérias primas como: ouro, pedras preciosas e semiprecio

sas ou outros materiais nobres transformam as biojoias em produtos com alto valor agregado, reconhecidas como “joias naturais”.

Um exemplo é a Amarjon, suas peças são preparadas com uma técnica especial para receber o banho de ouro 18k ou ródio, transformando-se em biojoias com design único. 

Uma marca super moderna que vai atras de matérias descartados e inusitados, principalmente madeira de descarte, é marca contemporânea Crua Design, suas peças são de design incrível e digno de obra de arte, é simples e sofisticada ao mesmo tempo, um trabalho que eu realmente nunca vi igual. 

Dia do meio ambiente: Biojóias do Brasil

Mas o que é uma biojoia?

Para se caracterizar uma biojoia não depende apenas do material, depende da maneira que é produzida. Se é artesanalmente ou se possuem um  acabamento de ótima qualidade, isso que difere uma Biojoia de apenas  artesanatos recicláveis por exemplo.

Tudo depende do acabamento e uma marca que faz isso com maestria é a Recoffee, eles transformam borra de café em Biojoia, não da nem pra imaginar o quão fica incrível.

Dia do meio ambiente: Biojóias do Brasil

Eles criaram uma nova forma de reaproveitamento desse resíduo orgânico. Através de um processo laboratorial, com a borra de café e aglutinantes naturais, desenvolveram um material rígido, de baixa densidade.

Sendo assim, aproveitando algo sem valor comercial, que seria descartado, e transformado em algo diferente. aliado a um design moderno, sem passar pelos processos químicos e físicos da reciclagem. Que tal comemorar o dia do meio ambiente comprando uma linda Biojoia do Brasil? Além de incentivar a economia local você tem a consciência tranquila por consumir de maneira sustentável 🙂 

Leia mais na Com Sensual:

Les Arômes cosméticos naturais

Oleo de coco faz bem ao cabelo?

Tendências de Bijuterias e Semijóias

Junte-se à nós da Com Sensual

Clique aqui e siga@somoscomsensual 

Clique aqui e cadastre-se

deixe o seu comentário