Sororidade é sobre a solidariedade entre mulheres. A palavra “fraternidade”, que o dicionário traduz como “convivência harmoniosa e afetiva entre as pessoas” seria uma equivalente à sororidade, indo na contramão da famosa e alimentada rivalidade feminina que está longe de ser natural.
Afinal, a palavra sororidade não está nos dicionários da língua portuguesa mas foi a quinta palavra mais buscada nos últimos anos. Entre 2012 a 2017, a procura pelo termo no Google aumentou 100%.
O termo teve maior destaque graças, principalmente, à visibilidade do movimento feminista que propaga a ideia de que juntas somos mais fortes.
Nesse post você descobrirá maneiras fáceis e práticas de aplicar esse conceito tão bonito e fazer o mundo um pouco melhor para outras mulheres e para si mesma.

Dê preferência à serviços prestados por mulheres
Já parou para pensar no quanto a economia local e entre mulheres pode funcionar muito mais quando nos unimos? Primeiramente, consuma produtos feitos por mulheres e dê preferência à serviços prestados por elas também. Sejam elas de qual nicho for. Afina, o importante é fortalecer os trabalhos de mulheres que vivem do seu próprio trabalho. Procure saber da história do negócio, enfim, fique por dentro e ajude uma empreendedora a prosperar.
Se achar difícil essa missão, há vários grupos no Facebook em que mulheres ofertam seus serviços para outras mulheres como “Juntas Geramos Rendas”, “Compre Das Minas” e por aí vai. Se não existe um grupo assim na sua região, nada mais justo que criar um, que tal?
Indique mulheres que precisam de emprego
Online ou off line, procure indicar as mulheres que conhece para vagas que vê por aí. Sobretudo marcando nas redes sociais, indicando pelo boca-a-boca, pelo whatsapp… mas o importante é não se esquecer das mães, filhas, esposas preocupadas em ajudar no sustento da casa e prontas para oferecer um trabalho excelente. Seja o fio condutor dessas oportunidades, te fará muito bem e vão te indicar bastante também. É o natural.

Ofereça ajuda!
Não custa nada ser gentil e ajudar, não é verdade? Afinal, você pode passar a observar melhor as mulheres do seu círculo familiar: quem está mais sobrecarregada? Quem precisa de ajuda e em qual área? Depois de observar, converse e veja se ela está aberta a receber ajuda e ofereça a sua. Pode ser desde cuidar dos filhos para que ela durma, fazer o almoço, ajudar com trabalhos de escola/faculdade, levar ao médico… enfim, o importante é identificar onde você pode aliviar um pouco a tensão pela qual a pessoa tem passado.
Praticou em casa e tornou-se natural? Comece com suas amigas, colegas, conhecidas… seja apoio e você terá apoio.
Trabalhe com condições especiais para mulheres
Para quem é do time das empreendedoras, que tal oferecer descontos e condições especiais para mulheres ou grupos específicos de mulheres? Enfim, se empreender não é o seu forte, você pode sugerir esse tipo de ação para as empreendedoras e empreendedores que conhece para propagar a ideia.
Mas lembre-se sempre que quando você fortalece uma mulher, você se fortalece. À medida que cria sua rede de apoio e solidariedade entre mulheres, você ajuda muitas pessoas a crescerem com você.
Sororidade é mais linda ainda quando deixa de ser um conceito e um textão e vira o florescer de muitas outras mulheres. Mas e você, teve seu momento de sororidade hoje?