Mulher, você se considera poderosa ou empoderada? Já parou para pensar nesta questão? No post de hoje vamos falar sobre as diferenças entre essas duas definições de mulher. Vem entender e descobrir mais sobre você mesma.
Primeiramente é importante dizer que não existe modo certo ou errado de encarrar a vida. Além disso, cada mulher tem seu próprio jeito de se posicionar perante a sociedade.
Muitas vezes somos levadas a agir de determinada forma por diversos fatores. Como a criação, o meio em que vivemos e as referências que temos. Aliás, se sentir poderosa ou empoderada não é uma tarefa simples. Pois trata-se de um processo atualmente de cada vez mais representatividade. Seja na música, na moda, na publicidade ou no cinema. Esse assunto ficou cada vez mais próximo e tangível para nós mulheres.
Mulheres Poderosas
O poder e o empoderamento tem definições e motivações diferentes. A mulher poderosa geralmente se mostra dessa forma por influências externas através da roupa que usa, do cargo que ocupa e do status que mantém. Ela aparenta poder e força com seu posicionamento perante as situações do dia-a-dia. Além disso, mostra-se confiante mesmo que não se sinta assim o tempo todo. Mas esconde muito bem suas fragilidades lançando mão de artifícios que façam com que ela sinta-se mais confiante.
Exemplos:
Anna Wintour

Anna Wintour foi eleita pela Forbes como a editora de moda mais influente do mundo. Ela é a atual editora-chefe da edição norte-americana da revista Vogue, a mais conceituada e importante publicação de moda. O simples fato de ocupar tal cargo já exige uma mulher poderosa e segura de si. Mas Anna ainda conta com um guarda-roupa invejável e uma personalidade forte que a precede.
Debra Perelman

Nada como uma grande CEO como exemplo de mulher poderosa! Debra Perelman é a primeira mulher a assumir a liderança da Revlon em 86 anos de existência da marca. A executiva é uma das poucas mulheres a comandar grandes empresas de capital aberto e mais um exemplo de poder relacionado ao cargo ocupado.
Através desses dois exemplos podemos perceber o quanto o poder da mulher está relacionado ao ambiente no qual ela está inserida. Mulheres poderosas são aquelas dispostas a encarrar desafios e que chegam para enfrentá-los munidas de muito conhecimento e preparo. Além de transmitir uma mensagem de confiança através de seu visual.
Mulheres Empoderadas
A mulher empoderada por sua vez, mesmo despida de subterfúgios continua a demonstrar sua força. É como se fosse uma característica inerente a esta mulher, que vem de dentro. O empoderamento é uma atitude e exige personalidade e confiança. Mulheres empoderadas estão sempre em busca do autoconhecimento. Pois sabem que só se conhecendo a fundo poderão, de fato, acolher suas qualidades e defeitos e saber trabalhar com esses fatores.
A mulher empoderada vai muito além da beleza, trata-se de uma mulher que desperta uma sentimento de identificação em outras mulheres, criando uma corrente de consciência e apoio.
Exemplos:
Meghan Markle

Meghan Markle é uma ex-atriz norte-americana e membro da Família real britânica por casamento com o Príncipe Harry, Duque de Sussex. A Duquesa sempre mostrou que uma de suas prioridades na realeza é a luta pelo empoderamento feminino. Como membro da família real britânica, Meghan tem um papel primordial no ativismo em prol das mulheres e é uma importante voz no cenário atual. Muito antes de sua união com o príncipe, Meghan já atuava como embaixadora da ONU Mulheres.
“Proporcionar-lhes [às meninas e mulheres dos países em desenvolvimento] acesso à educação é a chave para o desenvolvimento econômico e social, porque quando as meninas recebem as ferramentas certas para terem sucesso, elas podem criar um futuro incrível — não só para elas, mas para todas as pessoas à sua volta.” – Frase dita por Meghan em seu discurso numa visita oficial pela Austrália.
Iza

A cantora @Iza é militante feminista e hoje se destaca como um dos grandes nomes do pop e R&B contemporâneo nacionais. Mas como negra nascida no subúrbio carioca, sabe bem o quanto a educação foi importante em sua vida e hoje usa suas músicas para defender seu posicionamento, tornando-se um ícone de representatividade para meninas e mulheres no Brasil e no mundo.
“Grande parte da população de baixa renda no Brasil é negra, e não dá para discutir feminismo sem informação. Muitas mulheres negras não têm acesso à educação nem tempo para refletir sobre isso. Elas vivem em situação de risco. Os problemas lá são outros […]. Morei em lugares muito humildes, onde as pessoas não têm informação e, por isso, o machismo impera. Isso só muda com educação. Graças a Deus, tive acesso a esse tipo de conteúdo”. – Frase de Iza sobre a importância da educação para o portal online da Revista Cláudia.
Exemplos de mulheres poderosas e empoderadas como estas inspiram mulheres do mundo todo a se conhecerem e se aceitarem do modo como são. E quando essa mulher se aceita passa a ser referência para várias outras criando um ambiente de empatia e companheirismo, a famosa sororidade.
E então… vamos juntas nos empoderar?
Leia mais na Com Sensual:
AUTOESTIMA, EMPODERAMENTO FEMININO E A JORNADA PELA REPRESENTATIVIDADE
CONHEÇA A STYLIST DO MOMENTO: BIANCA JAHARA, INTENSA COMO UM RAIO.
Junte-se a nós da Com Sensual.